Visando orientar os motoristas de transportes escolares, bem como avaliar se as condições de segurança dos veículos estão de acordo com as normas exigidas pelo Departamento Nacional de Trânsito, a Diretoria de Transporte da Sedurb (Ditransp) realizará na sexta-feira, 30 de maio, uma blitz educativa na Avenida Murilo Dantas no bairro Farolândia, Zona Sul de Aracaju.
De acordo com o coordenador técnico-operacional da Sedurb, Valmir Pachá, as ações têm entre seus objetivos conscientizar os condutores sobre suas obrigações. “Diariamente centenas de alunos da capital e do interior fazem uso desse tipo de veículo, assim, compete a nós, enquanto profissionais de um dos órgãos fiscalizadores, averiguarmos se as normas estabelecidas vêm sendo cumpridas e garantir aos estudantes que o modelo de transporte por eles utilizado está adequado às leis que regem o Código Nacional de Trânsito”, declara.
Valmir diz ainda que apesar do caráter educativo, serão feitas averiguações rotineiras. “Faremos breves diálogos e distribuiremos panfletos, iremos verificar a documentação cartorária dos veículos (licenciamento, vistoria, alvará para o transporte de passageiros, habilitação), bem como se o transporte está apto mecanicamente para realizar a condução de alunos”, revela.
O coordenador ressalta que a ação também visa o bem-estar dos condutores e conduzidos. “Esse tipo de operação proativa pretende torná-los cientes de que eles não podem exceder os limites da carga horária permitida pela legislação vigente, bem como orientar aos alunos a necessidade da utilização do cinto de segurança, evitando assim sinistros em que as razões se dão pelo excesso de horas dirigidas e pela ausência do uso do acessório”, frisa.
Além do Coordenador Técnico Operacional, a operação que será realizada entre as 17h e às 22h do dia 30 de maio, contará com o apoio de três supervisores e seis fiscais da Ditransp.