A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) de Sergipe, por meio do Núcleo de Integração entre as Universidades e a Educação Básica, do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Niueb/Dase), disponibiliza três e-books resultantes da interação entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Educação Estadual.
As obras são coletâneas de artigos produzidos pelos docentes e estudantes da UFS, em parceria com professores da rede estadual, apresentando uma seleção de projetos desenvolvidos em unidades de ensino da educação pública sergipana. Os trabalhos são resultados do desenvolvimento dos programas Residência Pedagógica (PRP), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Licenciandos na Escola Prolice/UFS.
O livro do PRP tem 19 artigos resultantes dos projetos desenvolvidos nas unidades escolares pelos coordenadores de área, preceptores e residentes pedagógicos. Entre os artigos divulgados na obra, três capítulos são da área de ciência da natureza, cinco são da área de ciências humanas, cinco são da área de linguagem, dois da área de matemática e mais três artigos voltados para o conhecimento pedagógico. Já o livro do Pibid está dividido em 15 experiências que apresentam o desenvolvimento e os resultados das ações desse programa. Entre os artigos divulgados na obra, cinco são da área de Ciências da Natureza, cinco da área de Linguagens, dois de Matemática e dois de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas.
O terceiro livro, que apresenta os trabalhos do Prolice, disponibiliza 12 artigos com relatos de experiências didáticas desenvolvidas nas escolas da rede estadual. Essas experiências foram realizadas por estudantes de cursos de licenciatura, em interação com os professores da rede estadual e coordenados por docentes da UFS. Os campos de atuação destacados nos artigos estão distribuídos em três das quatro áreas de conhecimento, sendo elas: Ciências da Natureza, com quatro artigos; Linguagens e códigos, com quatro trabalhos: e, por fim, as Ciências Humanas Sociais e Aplicadas, que tiveram três experiências selecionadas.
Segundo o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, a disponibilização do material é uma oportunidade para que a sociedade “tenha um registro de experiências construídas em conjunto com as escolas, nessa interação com professores da universidade, os quais não apenas mostram o resultado do trabalho feito, mas, deixam também um repositório de possibilidades para outras escolas. Então é um registro que a gente considera de extrema importância para utilização e disseminação na rede estadual”, declarou.
O pró-reitor de graduação da UFS, professor Dilton Cândido Maynard, destacou o percurso dos trabalhos. “Poucas vezes ensinar foi tão difícil e desafiador e, mesmo assim, é gratificante ver registros que superam o desafio imposto. Por essa razão, é essencial publicizar as experiências colaborativas empreendidas por essa ação de formação docente que, sem dúvida, ocupa lugar de destaque entre todos os programas com esse enfoque já existentes no Brasil”.
Para o coordenador do Núcleo de Integração entre as Universidades e a Educação Básica (Niueb) da Seduc, professor Paulo Rêgo, o lançamento dos três livros disponibiliza as práticas exitosas construídas no diálogo entre a UFS e os professores da rede pública. “Essa é uma forma de potencializar a formação continuada, troca de experiências entre o ensino superior e a educação básica, possibilitando, assim, a replicabilidade dessas ações nas demais unidades de ensino da rede estadual, contribuindo para o fortalecimento das práticas pedagógicas”, disse.
Kátia Patrícia Seixas, técnica do Niueb, salientou que “os relatos evidenciam que a colaboração entre a universidade e a Secretaria de Estado da Educação tem proporcionado a construção de projetos que incentivam a busca pelo conhecimento, colocando os estudantes do ensino básico como protagonistas de suas aprendizagens”. Outra técnica do Núcleo, Vivian Cruz, disse que “as experiências demonstram o resultado do empenho e da parceria dos professores da rede estadual, juntamente com os licenciandos e coordenadores de área, que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, realizaram projetos eficazes”, concluiu.