As gestões da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e do Sindicato de Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) encontraram-se nesta quarta-feira, 20, no prédio-sede da Seduc, para discutir as tratativas e reivindicações sugeridas pela categoria para o ano de 2024. Na última reunião, que aconteceu no dia 8, o Sintese propôs a discussão da modernização do calendário pedagógico, dos sábados letivos e avanços no pagamento de professores durante o período de férias.
Para esta reunião, outras pautas importantes também foram dialogadas, como a criação de uma comissão para a abertura de concurso público para ingresso de professores.
O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, mais uma vez mostrou-se aberto ao diálogo e destacou a importância do encontro para compartilhar informações e preocupações da carreira do magistério, coordenando isso a maneiras para solucionar as prioridades discutidas durante a reunião. Segundo ele, um dos pontos mais importantes retratados pelos representantes do Sintese são os avanços das políticas públicas para fortalecer professores, estudantes e a educação no estado.
“O Governo do Estado reafirma o compromisso com os servidores do magistério, sempre mantendo um diálogo aberto, transparente e respeitoso. Em janeiro deste ano, foi iniciado acordo de retomada da carreira do magistério, após 16 anos congelada. A implementação será concluída em janeiro de 2025, um investimento de mais de R$ 240 milhões. Para 2024, seguimos no diálogo, com as portas sempre abertas para dialogar, fortalecer a categoria e a educação sergipana. Reunião com o resultado positivo das discussões entre o sindicato e o governo”, afirmou o secretário Zezinho Sobral.
“É muito significativa a importância do diálogo contínuo com a categoria para avançar em novas propostas e reafirma o compromisso da Seduc em favor da categoria docente. Tudo isso se consolida em reuniões como esta. Avançamos na construção de novas propostas. Temos temáticas como as de calendário, férias, concursos, e tudo isso integra as reuniões e a nós da secretaria que estamos aqui, sempre mantendo o diálogo e avançando em favor da categoria”, finalizou Zezinho Sobral
Presente à reunião, o presidente do Sintese, Roberto Silva, chamou a atenção para o descongelamento do triênio da Grupo do Apoio Técnico (GAT); das gratificações fixas reajustáveis, do auxílio de internet e tecnológico; e o pagamento do terço da Dedicação Exclusiva (DE), que também foram discutidos na reunião.