A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL), que não acontece desde 2019, em razão da pandemia, mas será retomada este ano. Agora, as equipes podem se inscrever até o próximo dia 31 de julho, acessando o endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/avisos/3178-4-olimpiada-de-historia-de-alagoas. Já os prazos para homologação das inscrições e para divulgação das equipes inscritas também foram prorrogados, para 11 e 18 de agosto, respectivamente.
A portaria que prorroga as inscrições foi publicada na edição de ontem, quarta-feira (12) do Diário Oficial do Estado. A olimpíada busca ofertar aos estudantes da rede estadual não apenas a oportunidade de conhecer a história de Alagoas, mas também fomentar o sentimento de pertencimento e respeito à diversidade afroindígena alagoana, como destaca o secretário executivo de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho.
“Alagoas é a única unidade da Federação que promove uma olimpíada especialmente voltada para a sua própria história. Nosso estado tem uma história riquíssima, o que só reforça o alcance de iniciativas como essa, valorizando ainda mais a diversidade do povo alagoano”, afirma o também professor de história.
Podem participar estudantes regularmente matriculados na rede estadual e que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. As escolas devem organizar suas equipes com até três estudantes e um professor orientador, que será responsável pela inscrição do grupo e pelo fornecimento dos dados de cada componente.
Este ano, a olimpíada será dividida em três fases. Na 1ª delas, os candidatos terão que se submeter a uma prova com 20 questões objetivas, sendo classificadas para a fase seguinte até 10 equipes de cada uma das treze Gerências Especiais de Educação (GEEs). Na 2ª, será a vez de o candidato fazer uma prova subjetiva e uma redação, com até cinco equipes de cada GEE avançando para a 3ª e última etapa – que acontecerá de forma presencial, em local a ser indicado pela comissão organizadora.
A olimpíada de conhecimento também prestará homenagem à alagoana Virgínia de Moraes, mestre de reisado, autora, intérprete e compositora de cantigas da cultura popular alagoana.