A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs), iniciará a partir desta quinta-feira, 1º, a Jornada Pedagógica da rede estadual de ensino, evento que marca o início do ano letivo de 2024. Com a temática ‘Educação equitativa e o direito à aprendizagem’, a jornada promoverá o planejamento, a avaliação e a reflexão de ações, objetivos e estratégias que garantirão a qualificação do processo de ensino-aprendizagem para os estudantes matriculados.
Os temas discutidos na jornada pedagógica estabelecerão diretrizes para o cotidiano escolar e para os processos de ensino-aprendizagem, estabelecendo, assim, metas e prioridades para a melhoria da qualidade do trabalho de cada uma das 319 instituições de ensino no Estado para o perfil do Educação Nota 10. As DREs, reconhecendo as desigualdades socioculturais presentes no contexto escolar, enfatizam na jornada a necessidade de ampliar e qualificar o atendimento aos estudantes mais vulneráveis, promovendo práticas pedagógicas qualificadas para garantir o direito de aprender e contribuindo para a construção de uma escola inclusiva e equitativa.
Dentre as metas estabelecidas na Jornada Pedagógica 2024, estimular o desenvolvimento de estratégias pedagógicas coerentes com o perfil dos estudantes é uma delas, pois visa a garantia de uma educação de qualidade, com melhores resultados e maior equidade na permanência e aprendizagem. Isso só será garantido após o subsídio das equipes pedagógicas e professores da Rede para o planejamento pedagógico do ano letivo, em prol da Educação Nota 10, com estratégias para garantir conhecimento, diminuir a reprovação, falta de frequência e abandono, assim como reduzir as desigualdades no ensino.
Após as orientações promovidas, as Diretorias Regionais de Educação irão trabalhar e discutir os temas comuns, sendo eles o acompanhamento dos dados, indicadores, como o Idese, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e as metas da escola; plano de ação das escolas; planejamento semestral; metodologias de ensino; avaliação da aprendizagem e a recomposição das aprendizagens. Cada DRE também poderá abordar temáticas mais específicas com sua realidade, entre elas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a Educação Especial, desenvolvidos na perspectiva dos temas comuns.
A diretora da DRE 4, Maria Luiza Rodrigues Omena, no leste sergipano, compartilhou seus planos para promover uma educação de qualidade, alinhada ao tema da Educação Nota 10. Segundo a gestora, o foco está na melhoria da aprendizagem, visando aumentar os indicadores no início do ano.
“Vamos trabalhar o planejamento com base em evidências, porque esse planejamento vai ser feito em cima dos dados de Saebe do Saese, no qual será apresentado aos professores e discutidos de acordo com a realidade das escolas, para que, a partir daí, a gente planeje em cima da necessidade da meta que precisa ser atingida. Dentro também dessa perspectiva, trabalharemos com as metodologias ativas, porque a gente entende que é preciso uma mudança metodológica ativa para atingirmos nossos principais objetivos”, enfatiza.
Gladston dos Santos, da diretoria do agreste central sergipano (DRE 3), expressou grande expectativa para a Jornada Pedagógica em Itabaiana, destacando que haverá um dia com foco especial para os professores da região, com uma programação exclusiva. Quanto à expectativa para o ano letivo, Gladston mencionou resultados positivos no ano anterior, com avanços na aprovação e redução no número de reprovados.
“A expectativa para este ano letivo é muito boa. No final do ano, fazendo todo o nosso levantamento, percebemos que avançamos no quesito de aprovação, consequentemente diminuímos em reprovação. Vai fazer com que os nossos estudantes aprendam com a qualidade que o Estado oferece de uma educação pública de qualidade”, conclui.