×

Negócios/Economia

Sedetur, Ministério do Turismo e IPEA capacitam profissionais do turismo de AL

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Seterur), o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promoveram uma oficina destinada aos profissionais do turismo de Alagoas no Senac Poço, em Maceió, nesta quinta-feira (1). Nela, foi apresentada uma nova ferramenta desenvolvida pelo MTur para facilitar o acesso aos dados da mão-de-obra do segmento.

A capacitação foi ministrada pela diretora de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do IPEA, Margarida Coelho, e teve o intuito de preparar os profissionais para utilizar a ferramenta, permitindo uma localização mais rápida e eficaz da oferta de serviços relacionados ao turismo em todo o Brasil.

“A ferramenta é fundamental para que os setores público e privado tenham um acesso mais preciso aos dados do turismo coletados. Essas oficinas vêm sendo promovidas em todo o Brasil e são essenciais para suprir a carência de informação sobre as atividades do setor.”, afirmou Margarida Coelho.

Uma das principais demandas do trade turístico é a dificuldade para mensurar os números de profissionais e serviços oferecidos. Segundo a coordenadora-geral de Informações Gerenciais do Mtur, Gilce Battistuz, a ferramenta permitirá um melhor planejamento por parte das entidades.”Visualizar a distribuição da mão de obra é muito importante no momento de elaborar algum projeto ou planejar alguma ação. Tínhamos a carência de um serviço que coletasse e organizasse todas as informações. A ferramenta servirá justamente de base de dados e auxiliará os atores do segmento que vierem a utilizá-la”, disse a coordenadora.

De acordo com o superintendente de Turismo da Sedetur, Paulo Kugelmas, oficinas como essa são fundamentais para o desenvolvimento do turismo no Estado. O superintendente exaltou ainda a parceria com Ministério do Turismo e IPEA. “O maior acesso aos dados nos dá a oportunidade de planejarmos com maior segurança e sermos mais assertivos em nossas decisões. Ficamos felizes pela parceria com Mtur e IPEA e por podermos qualificar os profissionais alagoanos, desenvolvendo cada vez mais o turismo local”, comemorou Kugelmas.