A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) divulgou, nesta sexta-feira (17), o resultado do edital de seleção de artesãos para participação em feiras nacionais. A lista dos selecionados pode ser conferida no endereço eletrônico: https://goo.gl/2aB0hb.
Atendendo a exigência do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o processo seletivo visa promover a transparência na seleção dos profissionais que integram o estande de Alagoas nos eventos. No total, 21 artesãos e entidades foram selecionados.
Entre os critérios avaliados estão: referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas da região), criatividade, linguagem própria, tradição e inovação. A ordem de classificação se deu da maior para a menor pontuação, de acordo com as oportunidades oferecidas para cada feira.
Para a artesã selecionada Josefa Edineuza Teixeira, coordenadora do Grupo Amor Caseado, do município de Boca da Mata, o edital representa uma das melhores oportunidades de comércio dos produtos, e de estabelecer contatos com lojistas de todo o Brasil.
“Nesses eventos nós conseguimos alinhar futuras negociações, além de fazer contatos importantes com clientes de todo o país. O artesanato representa hoje o sustento de 102 famílias em Boca da Mata. Quanto mais eventos participarmos, maior será a renda dessas pessoas e, consequentemente, melhor a qualidade de vida”, afirma Edineuza Teixeira.
Na agenda de 2016, estão previstas a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Recife; o Salão Mãos do Brasil, realizado em São Paulo, e a Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte.
O edital permite, ainda, que o artesão classificado participe de mais de um evento, com exceção de entidades que atuem com a mesma técnica artesanal.
O próximo passo da Gerência de Design e Artesanato da Sedetur é reunir os profissionais selecionados para alinhar a participação deles nos eventos. O momento será voltado, também, para esclarecer possíveis dúvidas.
