Sedetec e MCTI firmam parceria para construção de CVT em Santa Luzia
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assinou recentemente convênio com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) objetivando a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), no município de Santa Luzia do Itanhy, com investimentos na ordem de R$ 2 milhões. A iniciativa conta com parceiros estratégicos, como o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e vai permitir a integração de todas as ações de economia criativa realizadas pelos jovens da localidade e adjacências, em um ambiente favorável, inclusive ao fomento de ações em empreendedorismo.
Para Saulo Barretto, Relacionamento Institucional e Novos Negócios do IPTI, a implantação do CVT será de vital importância para Santa Luzia do Itanhy. O centro vai permitir a integração entre as atividades realizadas, além de disponibilizar um espaço físico para a comercialização dos produtos.
“Os projetos do IPTI acontecem desde 2009 com financiamento do setor privado e apoio do Governo do Estado e para a sua execução contamos com o apoio de parceiros importantes em cada região onde eles acontecem, como por exemplo, o de software acontece nas escolas, o de ilustração, na biblioteca, o de artesanato acontece em um espaço cedido pela prefeitura do município, o de audiovisual acontece nas escolas estaduais”, explicou Saulo Barreto que disse ainda que o IPTI atua em três áreas: saúde, educação e renda.
Com a construção do CVT em Santa Luzia do Itanhy espera-se que haja um grande impulso nas atividades realizadas pela Organização Social no município, facilitando a gestão dos projetos e o processo de empreendedorismo, beneficiando de forma direta os jovens da região. Para o secretário Chico Dantas, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está sendo primordial para garantir a realização desse projeto.
“O MCTI tem sido um grande parceiro no empreendedorismo do nosso Estado, aliado à meta do Governo de Sergipe que visa construir uma infraestrutura capaz de dotar a nossa terra de meios para facilitar o seu desenvolvimento. E um Centro dessa magnitude é fundamental para que novas empresas se instalem aqui em Sergipe. Estamos acompanhando o trabalho desenvolvido pelo IPTI e, no ritmo que segue, acreditamos que teremos empreendedores na área criativa. Até 2018 vão aparecer as primeiras empresas de Santa Luzia de software, audiovisual, ilustração, o que for. É nesse foco do governador Jackson Barreto que estamos traçando nossas metas”, detalhou o secretário ao acrescentar que o esforço do Governo do Estado trará mais benefícios aos sergipanos.
