A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que desde 2005, participa do evento por meio da Biblioteca Pública Estadual, promovendo os escritores alagoanos e estimulando à leitura, terá programação diversificada durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
No estande da Secult, haverá encontro com escritores alagoanos, cerca de 50 estarão presentes; encontros com artesãs de leitura; com contadores de histórias do Grupo Literário Alagoano. Também haverá participação da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca); apresentação do projeto Carroça de Leitura, de Coruripe; lançamentos de blogs e exibição de áudio-livro e dos filmes de Pedro da Rocha, além de lançamento de livros e cd’s.
Também será realizado durante a Bienal, o VIII Encontro Proler – Comitê Maceió nos dias 30 e 31 de outubro. Nesta oitava edição, o encontro tem como eixo temático “A Biblioteca como espaço de Cultura e Memória”. Dentro da programação do Proler, também será realizado o I Seminário Graciliano Ramos. Entre os diferenciais desta edição do Proler, está a participação do intérprete de libras, Daniel Paes.
Encontro Proler
A abertura do Proler será realizada no dia 30 e contará com a participação da ex-coordenadora nacional do projeto, Carmem Pimentel, seguida de apresentação artística com o Grupo de Contadores de Histórias do Capitão e de doação de livros para as Bibliotecas Publicas de Alagoas.
Ainda no dia 30, haverá das 14h às 17h30min, mesa redonda sobre a Lei nº 10.639/03 – medida criada a partir das ações do movimento negro e de grupos sociais organizado. Participarão das discussões os representantes do Grupo Sansakroma, Júlio e Débora D’Zambê e a professora mestre Clara Suassuna. O subtema “O resgate da identidade cultural afro-coruripense” será abordado por Valdinete Ramalho dos Santos.
Às 18h, acontecerá a abertura do I Seminário Graciliano Ramos com a presença da neta e do filho do escritor, Elizabeth Ramos e Ricardo Ramos Filho. Em seguida, haverá a palestra “80 anos de Caetés”, mediada pelo professor Dr. Erwin Torralbo.
No dia 31, a programação segue com as seguintes mesas redondas “Os ramos da obra de Graciliano” (manhã) e “As traduções de Graciliano” (tarde).
O encerramento do I Seminário Graciliano Ramos e do VIII Encontro Proler será a partir das 17h.
Salas Temáticas
Paralelamente à programação do auditório do Centro de Convenções e do estande da Secult, acontecerão simultaneamente, no horário da 8h às 12h, nas salas temáticas do Centro de Convenções, uma programação repleta de palestras, minicursos e oficinas. A programação completa pode ser acessada através do portal da Secult: http://www.cultura.al.gov.br.
