Skip to content

Secult promove o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus na cidade de Penedo

  • Home
  • Cultura
  • Secult promove o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus na cidade de Penedo

Secult promove o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus na cidade de Penedo

Com o objetivo de discutir estratégias para fortalecer a rede de equipamentos culturais no Estado, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), vai realizar no dia 12 de abril, em Penedo, o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas de Museus – Região do Baixo São Francisco.

O evento, organizado pelo Sistema Alagoano de Museus e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, reunirá líderes e gestores das principais bibliotecas e museus dos municípios da região para um intercâmbio de ideias e estratégias para ampliar o funcionamento dos equipamentos culturais.

De acordo com a coordenadora dos Sistemas Alagoano de Museus e de Bibliotecas Públicas do Estado, Mira Dantas, este é um momento importante para discussão, planejamento e alinhamento. “Esperamos que todos os gestores de museus e bibliotecas públicas do Estado estejam presentes para juntos desenvolvermos estratégias que colaborem para a valorização e funcionamento dos equipamentos culturais de Alagoas”, disse a coordenadora.

O evento será dividido em duas etapas. A primeira serão visitas técnicas, na terça-feira (9), aos equipamentos culturais localizados nos municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo e Igreja Nova.

Já a segunda etapa será o encontro dos gestores, bibliotecários, museólogos e funcionários de bibliotecas e museus da região do baixo São Francisco, na sexta-feira (12), na biblioteca municipal de Penedo, localizada na avenida Floriano Peixoto – Centro. Serão mobilizados os municípios da região do baixo São Francisco: Feliz Deserto, Igreja Nova, Olho D’água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás.

Durante o evento haverá oficinas de organização de acervos bibliográficos e museais, bate-papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios, entrega de kits de livros e apresentações culturais.

“Este evento representa uma oportunidade para fortalecer o papel crucial que as bibliotecas e museus desempenham na preservação da memória, na promoção da cultura e no desenvolvimento socioeconômico local. Estamos comprometidos em apoiar iniciativas que ampliem o acesso à cultura e promovam a integração comunitária, e este encontro é um passo significativo nessa direção”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

Confira a programação completa:

9h – ABERTURA

Apresentação cultural

9h30min – Palestra sobre a importância da Biblioteca e Museus para o desenvolvimento social e cultural dos munícipes;

10h – Oficina de organização de acervos bibliográficos e museais.

11h – Coffee break

11h15 – Bate-Papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios.

12h – Encerramento com entrega de kits de livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também