×

Cultura

Secult promove discurssão sobre construção do Sistema Alagoano de Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) iniciou, nesta quarta-feira (14), um seminário para os gestores, técnicos, conselheiros e sociedade civil atuantes na área cultural. O evento, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso até esta quinta-feira (15), tem o objetivo de discutir a construção do Sistema Alagoano de Cultura.
Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, o seminário é uma das etapas da III Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá em maio. “Representantes da sociedade civil e do poder público elaboram as diretrizes que nortearão o desenvolvimento, o fortalecimento e a consolidação do Sistema Alagoano de Cultura”, explicou.

No primeiro dia de evento, os participantes assistiram à palestra do secretário Osvaldo Viégas sobre o Sistema Estadual de Cultura e do chefe da representação do Ministério da Cultura no Nordeste, Fábio Lima, sobre o Sistema Nacional de Cultura.

Para o representante do Ministério, a Secult está dando passos consolidados, em sintonia com a política nacional e, na medida do possível, aproximando-se da realidade do Estado. “Tenho acompanhado o debate desse processo de construção em Alagoas e percebo que o Estado está avançando bastante nesse sentido”, afirmou.

Na quinta-feira (15), o doutor em Sociologia e professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, Elder Alves, vai falar sobre as Perspectivas do Desenvolvimento da Economia Criativa em Alagoas. E para encerrar o evento, a equipe técnica da secretaria participará de uma mesa redonda sobre as Ações da Secult no Sistema Estadual de Cultura.

Representando os gestores municipais de cultura, a presidente da fundação Municipal de Ação Cultural, Paula Sarmento, destacou a importância da realização do seminário. “Esse é o momento de tentar a permanência da cultura de maneira geral, criando principalmente políticas públicas de reconhecimento da arte alagoana”, afirmou.

Também estão participando do evento o secretário adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Otacílio, o coordenador de Assuntos Culturais da Proex da Universidade Federal de Alagoas, Sérgio Onofre, e o representante da Funarte na região Nordeste, Reinaldo Freire.