×

Cultura

Secult lança catálogo da exposição ?Zumba, um pintor negro para o Brasil?

O catálogo da exposição “Zumba um pintor negro para o Brasil” será lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na próxima quinta-feira (2), no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).
Sob a curadoria do artista visual Denis Mattos, a exposição reúne o trabalho artístico de um dos mais importantes pintores negros do Brasil, trazendo uma coletânea de 85 telas do pintor alagoano José Zumba, das quais 29 foram cedidas por colecionadores e estão há mais de dois meses sendo apreciadas pelo público em geral.

A exposição inédita do artista José Zumba está aberta ao público desde novembro de 2011 e será encerrada no dia 2 de fevereiro, data em que se relembra o centenário do Quebra de Xangô, fato histórico de intolerância às religiões de matriz africana ocorrido em Alagoas em 1912.

Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a exposição teve o objetivo de homenagear o pintor que marcou a história das artes plásticas em Alagoas. “Esse é um importante registro da expressiva obra do artista José Zumba, uma referência nas artes visuais e na cultura alagoana”, afirmou.

De acordo com o diretor do Mupa, José Márcio Passos, o catálogo reúne fotos das 85 obras, além das imagens dos quatro ambientes elaborados pelo curador da exposição. No salão principal do Museu, por exemplo, é apresentada uma visão geral do artista. Outras três salas trazem as temáticas tipos regionais, paisagens e o folclore, bastante abordadas nas telas de Zumba.