×

Cultura

Secult homenageia o escritor Lêdo Ivo, nesta terça feira, 28

Poeta alagoano, Lêdo Ivo

“E por mais que me afaste, estarei sempre aqui/ e serei este vento e a luz do farol […]”. O trecho do poema Planta de Maceió, de Lêdo Ivo, traz uma parte da temática que serviu de inspiração a Secretaria de Estado da Cultura, para a transformação de uma das alas do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A inauguração do Memorial Lêdo Ivo está marcada para esta terça-feira (27), às 19h, e contará com a presença do ilustre alagoano. O salão é aberto ao público e dedicado ao talento e legado do escritor, poeta, jornalista, e cronista, com instalação museográfica que faz referência a toda sua trajetória literária. A exemplo, dos livros: “Ninho de Cobras”, (romance lançado em vários idiomas) e “Confissões de um Poeta”.

“A Secult pereniza no Memorial Lêdo Ivo mostrando a vida e a produção literária deste alagoano, que obteve projeção nacional e internacional, o Museu Palácio Floriano Peixoto fica mais rico, a partir deste dia.”, salienta, o Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.

Todo o universo poético de Lêdo Ivo estará presente e com uma inovadora concepção, que envolve os visitantes com sons e imagens, reproduzindo um verdadeiro universo sensorial. A sala que funciona no primeiro andar do Mupa está ocupada com quatro ambientes.

Segundo a diretora do Pró-Memória, a arquiteta Adriana Guimarães, os ambientes se dividem em: 1 mídia audiovisual, vídeos com depoimentos do próprio Lêdo, 2 linha do tempo com duas etapas: a primeira, desde o nascimento e a vida no exterior e a segunda, os dias atuais. No terceiro ambiente, um curral de livros, referencia ao livro Curral de Peixes e 4 Farol, com exposição de fotos.

“Tivemos a preocupação de que o espaço tivesse visão ampla da trajetória literária de Lêdo Ivo, onde o público irá interagir com as obras.”, ressalta Adriana Guimarães.

A equipe de profissionais envolvidos neste trabalho é formada pela diretora do Pró-Memória, a arquiteta Adriana Guimarães, pelo jornalista Werner Salles e diretor do filme Imagem Peninsular de Lêdo Ivo (2004), um documentário que conta a trajetória do escritor – vencedor do Prêmio Doctv – e Leda Almeida, historiadora, autora da biografia de Lêdo, Labirinto de Águas (2002) e curadora do memorial.

Na ocasião haverá entrega a primeira edição da revista Graciliano “Lêdo Ivo – O Poeta da Transgressão” da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos/Cepal.