Comemorações do dia 20 serão na Serra da Barriga
Para viabilizar a programação do Mês da Consciência Negra, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou ampla discussão com instituições ligadas ao movimento negro, como federações de capoeira, grupos religiosos de matriz africana, comunidades quilombolas, além das prefeituras de Viçosa, União dos Palmares, Maceió, Traipu e Santana do Mundaú, onde estão sendo realizados eventos comemorativos.
A superintendente de Diversidade e Identidade Cultural da Secult, Adriana Guimarães, informou que foi reunido o maior número de instituições interessadas. “Conseguimos agregar as entidades e montar a programação possível, inclusive a infraestrutura necessária para a subida à Serra da Barriga, em União dos Palmares”.
A Secult disponibilizou um sistema de comunicação na Serra, com instalação de radiotransmissor, água mineral, toldos, café da manhã e organização de um sistema de transporte. “Teremos na subida da Serra vários pontos de vans. Cada estágio da subida será identificado com adesivos de cores diferentes para disciplinar o trânsito e evitar congestionamentos”, explicou a superintendente.
Segundo Adriana Guimarães, desde maio, a Secult trabalha a programação. “Em novembro se fala muito no Dia da Consciência Negra, mas queremos afirmar que esse trabalho voltado à valorização da cultura negra acontece durante todo o ano. Aproveitamos o encontro para atualizar o cadastro das instituições que fica no portal da Secult”.
Outro ponto importante é o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. “Todos os anos abrimos inscrições para os mestres que detêm conhecimento inestimável da cultura alagoana. Muitos destes mestres, que fazem parte de uma lista de 40 nomes e recebem uma ajuda de custo de um salário mínimo e meio, são oriundos de comunidades de base negra e indígena”, destacou Adriana Guimarães.
No dia 20, a programação na Serra da Barriga começa ao alvorecer, com cerimônia religiosa de reverência aos orixás, seguido de café da manhã. Ao final da celebração religiosa, serão recebidos centenas de participantes da Jornada de Capoeira, que se revezarão em apresentações ao longo do dia. A programação inclui atividades culturais e artísticas em homenagem a Zumbi dos Palmares.
