×

Maceió

Secult dá início a ações em comemoração ao Dia do Índio

O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) foi preenchido com música, dança e muitas cores na manhã desta quarta-feira. Isso porque o grupo indígena Dzubucua, da cidade de Porto Real do Colégio, se apresentou para mostrar sua cultura aos maceioenses e visitantes. O Museu já inicia atividades com o objetivo de comemorar o Dia do Índio, celebrado no próximo dia 19 de abril.

Os índios Dzubucua começaram as atividades com a apresentação da dança toré, que segundo o líder do grupo, Yachy Koran, é uma dança milenar, passada de pai para filho e que é dançada nas tribos em momentos de celebração.

Além da dança, o grupo montou no hall de entrada do Museu bancas de artesanato, contendo coloridos brincos, tererês, colares e braceletes, bem como apitos e cocares, adereço que os indígenas usam na cabeça e que é confeccionado com penas ou palhas.

A onicotécnica Isabel Mendonça passava pela Praça Marechal Floriano Peixoto, onde fica o Mupa, quando ouviu a dança toré e decidiu entrar no Museu. Ela assistiu à apresentação da dança, comprou algumas peças de artesanato e disse ter ficado encantada com o trabalho.

“Acho muito linda a cultura indígena e espero ver mais iniciativas de divulgação como esta. Assim como o filé, a gente deveria divulgar mais a arte indígena, que é tão rica”, sugeriu.
A atividade realizada no Mupa faz parte da programação em comemoração ao Dia do Índio e é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) como forma de divulgar e valorizar as tradições indígenas.

O líder do grupo, Yachy Koran, destacou a importância do apoio da Secult para a realização destas ações, “É de grande importância para nós esse apoio dado pela secretaria, porque permite que nossa cultura seja divulgada e passada para outras pessoas por meio das oficinas”, destacou o líder indígena.

Atividades no Cenarte

Nesta quarta e quinta-feiras, as atividades prosseguem no Centro de Belas Artes (Cenarte), com a realização de oficinas de pintura em tecido, pintura corporal e confecção de artesanato (brincos, colares, cocares e zarabatanas, instrumentos de caça utilizado pelos índios e feitos em madeira).

Nesta quarta-feira ocorrerão entre as 14h e às 17h oficina de artesanato, de pintura em tecidos e de pintura corporal. Na quinta, estão programadas apresentações da dança toré às 9h e às 14h no pátio do Cenarte e ocorrerão as mesmas oficinas com duas turmas: a primeira das 8h30 às 11h30 e a segunda, das 14h às 17h.

O Cenarte está localizado na Rua Pedro Monteiro, 108 – Centro de Maceió. Mais informações: (82) 3315 – 7871.