Com o objetivo de fortalecer as ações dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBP), e contribuir para a instalação dessas instituições em todos os municípios sergipanos, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 26, o ‘Encontro de mobilização e sensibilização para a instalação e qualificação de bibliotecas públicas do Estado de Sergipe’, evento que reuniu diversos gestores culturais de cidades de Sergipe.
O Encontro ocorreu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, e atraiu cerca de 130 pessoas, de 48 municípios sergipanos, todas interessadas em pactuar ações que fortaleçam e dinamizem as atividades nas bibliotecas públicas municipais. A coordenadora nacional do projeto Mais Bibliotecas, Cida Fernandes, também compareceu, e veio a Sergipe especialmente para o evento.
Este encontro acontece em todo o país, através do apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Biblioteca Nacional e Sistema Nacional de Biblioteca Públicas. Em Sergipe, ele foi coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) e com apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.
“Temos uma carência muito grande aqui em Socorro, quando se fala em política do livro e da leitura. Nossa biblioteca hoje está em um espaço provisório. E este foi um dos fatos que nos motivaram a abraçar esse evento em nossa cidade e contribuir para que essa discussão fosse construída a fim de beneficiar todas as bibliotecas municipais de Sergipe”, destacou a secretária de cultura de Nossa Senhora do Socorro, Renata Braz.
Representando a Secretaria de Estado da Cultura, o secretário-adjunto da pasta, Wellington Mangueira, falou das dificuldades existentes para que as bibliotecas públicas municipais se mantenham, e parabenizou os gestores presentes pelo esforço para que essas instituições funcionem. “Por isso essa discussão travada aqui é tão importante para o futuro das bibliotecas municipais de Sergipe”, ressaltou.
Incentivo fundamental
Além dos gestores municipais de cultura, alguns prefeitos também fizeram questão de participar do encontro, como foi o caso da gestora da cidade de Malhador, Elayne de Araújo. Para ela, incentivar a política do livro, leitura e literatura, bem como fortalecer as bibliotecas é algo fundamental para a formação cidadã. “E foi pensando assim que realizamos na última semana o nosso primeiro Sarau, que foi um sucesso entre os jovens do município”, completou.
Quem também acredita que o Encontro será um divisor de águas para o fortalecimento das bibliotecas municipais é a secretária de Educação e Cultura da cidade de Simão Dias, Cláudia Patrícia. “Aqui estamos reunidos para pensar no tema bibliotecas. Isso significa mais acesso à informação, proporcionando a todas as pessoas o acesso aos bens culturais. Por isso é uma alegria representar o meu município e trazer as nossas preocupações para ser compartilhada com os demais municípios e fortalecer o acesso a leitura, levando para todas as pessoas da nossa cidade”, argumentou.
