Skip to content

Secult Alagoas participa de Encontro Virtual com a Comunidade de Mapas Culturais

  • Home
  • Cultura
  • Secult Alagoas participa de Encontro Virtual com a Comunidade de Mapas Culturais

Blog

Secult Alagoas participa de Encontro Virtual com a Comunidade de Mapas Culturais

Mais um passo importante para o avanço das políticas culturais no Brasil foi dado. Na última terça-feira (4), a equipe da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) se reuniu com gestores culturais de todo o país em um encontro virtual com a Comunidade de Mapas Culturais, a convite da Hacklab. O objetivo foi a apresentação da versão 7.4 do software.

Além da equipe da Hacklab, a reunião contou com a presença de representantes da Subsecretaria de Gestão Estratégica do Ministério da Cultura (MinC), que apresentaram as novas funcionalidades do projeto. Entre as novidades estão o módulo de cotas, políticas afirmativas e critérios de desempate, que serão implementados na execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

As melhorias foram desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult/PE), em parceria com a Hacklab. Irene Veigh, representante da Secretaria, destacou a importância dessas ações para a cultura no país. “Esta é uma melhoria na entrega de resultados e na qualidade de vida de quem trabalha no processo. Este é um marco de impactos positivos e mostrará para toda a sociedade o quão seguro e o quanto é possível confiar nos processos do Mapa Cultural”, afirmou Irene Veigh.

Mariana Braga Teixeira, representante do MinC, ressaltou que o programa faz parte do plano de políticas afirmativas incentivadas pelo Governo Federal. “Essa implementação de ações afirmativas é a maior capilaridade já vista, ela é inovação por si só. É um ecossistema de inovação pela própria natureza e vai chegar ao fomento em lugares onde nunca se chegou e vai possibilitar, também, o acesso a informações que por vezes são pulverizadas”, afirmou.

A Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a relevância das melhorias apresentadas. “Estamos muito entusiasmados com essas novas funcionalidades que certamente irão fortalecer a gestão cultural em Alagoas e em todo o Brasil. A integração e a transparência proporcionadas pelo Mapa Cultural são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e inclusivas”, declarou a gestora.

No site dos Mapas Culturais, mapas.cultura.gov.br, os gestores podem ficar por dentro das novidades e da implementação das novas funções.

Mapa Cultural

O Mapa da Cultura é um espaço criado para integrar e dar visibilidade a projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores. É a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura, agregando cadastros de diferentes programas e ações.

A instalação agrega dados do Museus BR, Mapa das Bibliotecas e Rede Cultura Viva, que possuem plataformas próprias, mas têm as informações integradas pelo Mapa da Cultura. A plataforma foi desenvolvida pelo Instituto TIM em parceria com o Ministério da Cultura e, a partir de outubro de 2015, foi adotada pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Por Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também