Lenilda Austrilino mostra painel das personalidades
Durante o 1º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), que foi aberto nesta segunda-feira (22) e vai até o dia 27, os visitantes terão oportunidade de saber um pouco mais sobre personalidades que marcaram a literatura alagoana. Isto porque a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) montou em frente ao seu estande um painel que fala sobre a vida de oito figuras importantes da história literária e cultural do Estado.
Com o formato de borboleta, em alusão à transformação que marca os estágios da vida, o painel fala sobre vida e morte de oito alagoanos ilustres: Heliônia Ceres, pesquisadora, jornalista e escritora, autora de diversos contos literários; Théo Brandão, importante pesquisador da cultura popular e do folclore do Estado; Nise da Silveira, médica psiquiatra, que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil, e também escritora; Edmilson Pontes, engenheiro e matemático conhecido por sua paixão pelos números; Lily Lages, médica e literata de renome no País; Pontes de Miranda, jurista e escritor autor de obras com destaque internacional, e Rosália Sandoval, poeta e escritora reconhecida nacionalmente.
Para a diretora de Políticas de Desenvolvimento Tecnológico da Secti, Lenilda Austrilino, o trabalho tem como principal foco o fomento ao conhecimento. “Temos uma cultura rica no Estado e algumas vezes não é tão divulgado como deveria. Nossa meta é essa; divulgar vida e obra dessas figuras importantes no cenário cultural de Alagoas, para que a sociedade tenha conhecimento e se interesse em saber mais porque todas elas inovaram em diversos campos de atuação”, enfatiza.
O evento, que irá até sábado, está sendo realizado no Centro de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, com entrada franca. A Secti também fará parte do evento no dia 26, através de uma mesa redonda sobre Polo Tecnológico da Informação, Comunicação e Serviços, através da qual será debatido o cenário atual da área no Estado. Farão parte da mesa o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, o presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec), Alyson Oliveira, e o diretor de Parques Tecnológicos, Adeilto Lima.
“É um momento único para que possamos mostrar à sociedade, especialmente aos estudantes de várias universidades e faculdades, os projetos realizados pela secretaria nesses dois anos. É uma forma de prestar contas e expor nosso trabalho em prol de Alagoas”, ressaltou Setton.
Já no estande da Secretaria, os visitantes podem observar as maquetes das obras dos polos tecnológicos agroalimentares de Batalha e de Arapiraca, que ficarão prontos até o final de julho. Também podem conhecer os projetos estratégicos da Secti, a exemplo da criação do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Parque Tecnológico e seus polos, dentre outros, e assistir a vídeos sobre esses projetos.
