×

Alagoas

Secti apresenta plano do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico

Pablo Viana apresentou a Santoro como se dará o funcionamento do Polo

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, se reuniu nesta terça-feira (16) com o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, para tratar a respeito da operacionalização do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Educação Superior (Fundectes).

Criado pela lei Nº. 6.175/2000, o Fundectes trará benefícios para o setor, servindo como aporte para modernização, viabilização e execução de ações pertinentes à política pública estadual de desenvolvimento científico, tecnológico e de educação superior, além da construção de ações de apoio à pesquisa e inovação, gerando resultados compatíveis com as necessidades do Estado.

No encontro ficou garantido o investimento inicial de R$100 mil por parte da Sefaz. O valor é simbólico e sinaliza a confiança do Governo no setor, visando incentivar empresários, investidores e academia a também aplicarem no Fundo.

Polo de Tics

Aproveitando o encontro, Pablo Viana apresentou a Santoro como se dará o funcionamento do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (Tics), em construção em Jaraguá.

O Polo é o terceiro a compor o Parque Tecnológico de Alagoas, e a ideia é que as contribuições advindas do setor, organizações e empresas envolvidas no ambiente de inovação sejam encaminhadas ao Fundectes.

Em contrapartida, o secretário da Fazenda garantiu os recursos necessários para a finalização da obra do prédio do Polo que deve ser entregue no segundo semestre deste ano.