×

Cultura

Secretários estaduais de Cultura reunirão-se em Minas Gerais nesta quinta-feira (24)

Dirigentes do MinC participam de reunião com secretários e dirigentes estaduais de Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) participou na tarde da quinta-feira, dia 24, da 3ª reunião ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura 2015, em Belo Horizonte. Representando a Pasta, Carlos Paiva, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e Francisco Bosco, presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) conduziram a palestra “O Pacto Federativo e a Descentralização dos Editais do Ministério da Cultura”, momento em que abordaram os temas prioritários para as políticas de fomento e para as artes no Brasil.

Francisco Bosco abriu a conversa atualizando os participantes sobre a revisão metodológica do processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA). Mencionou que o pacto federativo de fomento às artes é uma das ações prioritárias e transversais do PNA e que a participação dos estados é fundamental. “A Funarte e a Sefic que estão aqui representando o MinC estão construindo o processo em conjunto com os gestores de Cultura, em uma ação colaborativa, de corresponsabilidade e de parceria”, destacou.

O Secretário Carlos Paiva destacou a importância do Fórum como espaço potente e estratégico para o desenvolvimento da política da cultura brasileira. Afirmou, ainda, a importância de uma política integrada, em que há sinergia e alinhamento das práticas dos estados e do Governo Federal. “O que estamos propondo aqui é avançar no campo do fomento das artes e chegar em uma etapa mais efetiva, em que atuaremos de forma articulada e cada vez mais assertiva”, mencionou o Secretário.

Fórum

As reuniões do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura são um espaço de debate e diálogo inter-regional de experiências e objetivam propor e oferecer a construção de uma política pública cultural em âmbito regional e nacional, com a participação e atuação dos estados brasileiros na formulação das diretrizes para uma política comum.

A 3ª Reunião Ordinária está acontecendo em Belo Horizonte, nos dias 24 e 25 de setembro. A programação inclui pautas ordinárias, como formação de GTs e cronograma de trabalho, além de palestras sobre a nova legislação de incentivo à cultura em Minas Gerais e sobre sustentabilidade e gestão de patrimônio cultural.