×

Maceió

Secretários debatem transporte e trânsito em Maceió

Prefeito Rui Palmeira Participa do Fóru

Autoridades, secretários municipais e dirigentes de todo o Brasil da área de transporte e trânsito estão reunidos em Maceió nesta quinta (5) e sexta-feira (6). A cidade está sediando a 82ª reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Durante estes dois dias, no Hotel Jatiúca, os principais temas relativos a mobilidade urbana, transporte público e trânsito serão debatidos.

O prefeito Rui Palmeira participou da solenidade de abertura. Na ocasião, ele destacou a satisfação de Maceió receber um evento dessa grandeza no dia de seu aniversário e ainda, a importância do tema. “Serão debates profícuos. Certamente, daqui sairão propostas, inovações e exemplos que cada um dos senhores tem aplicado em suas cidades que podem ser por nós replicado”, comentou o prefeito.

Ele pontuou que, até bem pouco tempo, trânsito era um problema restrito a grandes metrópoles brasileiras, mas que hoje, é um gargalo presente em todo o país. A realidade hoje tem o transporte público como uma das grandes prioridades da gestão municipal de Maceió e é também uma preocupação das capitais e de outras cidades de grande e médio porte.

Para o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Tácio Melo da Silveira, o encontro é um grande evento, já que reúne todas as autoridades em transporte e trânsito de todo o Brasil. Para ele, sediar a reunião é uma honra, o que “demonstra que o prefeito Rui Palmeira está tendo credibilidade nessa área de mobilidade urbana por tudo o que o município tem feito”.

Ele destacou também a relevância de abordar, durante as discussões, um assunto preocupante e urgente que seria “a redução dos acidentes e mortes no trânsito nas pequenas cidades, sobretudo os acidentes com moto”. O superintendente também apresentou um panorama do trânsito local. O secretário municipal de Planejamento, Manoel Messias, também se apresentou e expôs a realidade local e, de forma sistêmica, mostrou os principais projetos estruturantes da capital em discussão a exemplo dos investimentos e intervenções em obras de mobilidade urbana como a Via Expressa e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A questão da mobilidade urbana como um todo “tem sido um esforço do prefeito Rui Palmeira e de toda a equipe e, principalmente, de toda área afim voltada para esse tipo de atividade”, salientou o secretário de Planejamento.

O presidente do Fórum Nacional, Renato Gianolla afirmou que o objetivo do evento é debater os problemas de mobilidade urbana de maneira geral. Ele relembrou que 2013 foi um ano marcado pelas manifestações populares que, entre outros temas reivindicaram melhorias no transporte. “Como o Fórum agrega todos os secretários e cidades, é o encontro ideal para que a gente possa solucionar os problemas de mobilidade urbana”.

A mesa solene foi composta pelo prefeito Rui Palmeira, pelo presidente Gianolla e o pelo superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli, pelo superintendente da SMTT, Tácio e ainda o deputado estadual, Judson Cabral, que representou a Assembleia Legislativa. Representando a Câmara de Vereadores, compareceu o vereador Silvânio Barbosa.

A abertura contou com a apresentação da Companhia Teatral Sinal de Alerta, da SMTT, que fez uma intervenção sobre os perigos no trânsito como o uso de celular e álcool ao volante e outros riscos. Até a tarde da sexta-feira (6) serão apresentações, painéis e exposições com diversos temas diretamente ligados à mobilidade urbana.

ANTP

A ANTP é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1977, voltada ao setor de transporte público e do trânsito urbano do Brasil e que tem por objetivo desenvolver e difundir conhecimentos visando seu contínuo aprimoramento. A ANTP possui mais de 300 associados, entre órgãos públicos – gestores de transporte público e de trânsito, empresas operadoras públicas e privadas, sindicatos patronais e de empregados, fabricantes e prestadores de serviço, consultores e universidades.