O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, e a secretária adjunta de Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSC), Mônica Suruagy, estão no Rio de Janeiro para conhecer as UPPs sociais implantadas das comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.
Palmeira e Mônica Suruagy participam da comitiva a convite do governo do Estado de Alagoas.
Durante dois dias (2 e 3) o grupo vai conhecer as experiências do governo fluminense no combate à violência, que tem como maior projeto as Unidades de Polícia Pacificadora, as UPPs.
Nesta quinta-feira, 2, os secretários e demais integrantes da comitiva participam de reunião no Instituto Pereira Passos e visita as Comunidades Pacificadas; e nesta sexta-feira, 3, se reúnem com o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.
As UPPs sociais são os projetos de inserção social nas áreas pacificadas por meio de políticas públicas em múltiplas áreas – educação, cultura, esporte.
“As UPPs sociais são uma forma importante de investir em segurança pública por meio de políticas públicas que levam educação e cultura para essas comunidades. É importante que conheçamos esses modelos para ver o que é que se adequa à nossa realidade”, avalia o secretário de Segurança
