“Quando a escola tem um bom secretário, as coisas fluem de forma organizada”. Foi com essas palavras que a diretora do Departamento de Inspeção Escolar da Seed (DIES), Ana Luíza Valadares, abriu o curso de capacitação em legislação escolar, que teve início na manhã desta segunda-feira, 8, no auditório Hermínia Caldas, na sede da Seed.
Neste primeiro dia, o público-alvo, formado por secretários de unidades de ensino pertencentes à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), teve sua capacitação ministrada pela assessora técnica do DIES, Eliane Passos.
O Curso de Capacitação para Coordenadores e Secretários Escolares baseia-se na observância da legislação que disciplina o funcionamento das escolas. De acordo com Ana Luíza Valadares, a formação é necessária devido à importância desses profissionais para o bom funcionamento das escolas.
“Nessa gestão, o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, juntamente com a superintendente da Seed, Marieta Barbosa, têm o pensamento de que os secretários das escolas são a alma das unidades de ensino. Sem desmerecer os diretores, pois eles têm diversos afazeres no dia a dia e ficam sobrecarregados. É importante que se faça essa capacitação para que eles saibam como está a legislação e tirem suas dúvidas”, explicou.
A diretora da DEA, Lúcia Góis, esteve presente na abertura do curso de formação e destacou a importância da capacitação para que os profissionais estejam sempre bem informados sobre suas funções.
“A gente sabe que a legislação educacional muda cotidianamente. A própria LDB sofreu várias mudanças. E por isso há uma necessidade constante de requalificar os profissionais. Quem trabalha com legislação educacional tem que estar sempre estudando, buscando o que está sendo modificado. A legislação tem que ser cumprida, e os secretários têm um papel importantíssimo, pois são, junto com a área pedagógica, o cérebro da escola”, disse, ressaltando que futuramente o curso se estenderá aos coordenadores e diretores de escolas.
Formação
O curso de formação foi ministrado pela assessora técnica do DIES, Eliane Passos, e segundo ela, uma gestão escolar forte e atuante depende do envolvimento de todos os trabalhadores em educação, estando inseridos nesse contexto os coordenadores e secretários das instituições educacionais.
Eliane explicou que a situação que se configura no momento atual nas escolas é preocupante, e isso explica a necessidade de se oferecer um curso de capacitação.
“Não foi à toa que as secretarias das escolas foram chamadas para fazer parte neste processo de construção de melhoria do perfil do profissional, porque são a porta de entrada e de saída das escolas. Dependendo da forma como algo chega na secretaria, se não for tratado devidamente, isso acarretará problemas na vida escolar dos alunos”, esclareceu.
Ela lembrou ainda que a Seed, através do DIES, está elaborando um Manual do Secretário Escolar, que será distribuído em breve. “Trata-se de uma cartilha explicativa sobre o trabalho cotidiano do secretário, através do qual os profissionais poderão tirar suas dúvidas. Procuramos colocar os pontos mais relevantes do trabalho deles”, afirmou.
O curso visa ainda reduzir o índice de irregularidades identificadas no procedimento de matrícula nas escolas públicas estaduais. Ele será realizado em locais previamente definidos nas sedes das DREs, com carga horária de oito horas, no período de 8 a 18 de junho de 2015.