Os secretários Luiz Otavio Gomes e Alexandre Lages foram apresentados às ações do PNAGE
Com as mudanças no organograma do governo de Alagoas, os secretários Luiz Otavio Gomes e Alexandre Lages, respectivamente Planejamento e Orçamento e Gestão Pública, reuniram-se para conhecer e articular novas ações do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (PNAGE).
O PNAGE foi implantado no Estado de Alagoas em 2006 e nasceu com a intenção geral de melhorar a efetividade e a transparência institucional da administração pública, a fim de alcançar uma maior eficiência dos gastos públicos.
Nesse primeiro contato, o secretário Luiz Otavio Gomes determinou empenho dos setores responsáveis e maior celeridade para alcançar os resultados do programa. O secretário solicitou a organização de um novo cronograma rapidamente para que haja continuidade nos processos.
O secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages, confirmou o envio dos colaboradores empenhados na execução de dois projetos do PNAGE na pasta para expor os resultados dos anos anteriores.
Segundo o superintendente de Modernização da Gestão e coordenador Geral do PNAGE em Alagoas, Adelmo Mendonça, o Estado já executou 54%, em 2010, dos projetos propostos pelo programa. Mendonça explica que um grupo de trabalho irá organizar e apresentar, no início de fevereiro, um plano de trabalho para 2011.
Dentre os projetos estruturantes, Adelmo Mendonça destaca como principais o programa de qualificação dos colaboradores da Secretaria de Gestão Pública e o plano diretor de Tecnologia, e informação e comunicação junto com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec). Este se encontra em fase de elaboração de diagnóstico, mas com prazo de execução ainda este ano. “Este é um programa de governo, onde cada secretaria disponibiliza colaboradores que se envolvem e acompanham as ações do PNAGE”, defende.
