×

Penedo

Secretário Ronaldo Vicente visita Câmara Municipal de Penedo

Secretário Municipal de Educação, Ronaldo Vicente

Uma semana após a visita do ex-secretário de Educação do Município de Penedo, José Carlos Silva, a Câmara de Vereadores, para prestar alguns esclarecimentos sobre a prestação de contas do ano 2008 referente ao repasse para a compra de merenda escolar, o atual Secretário Ronaldo Vicente, visitou a Casa Legislativa a convite do edil José Vormil de Vasconcelos (Bio Idalino), para que também sanasse algumas dúvidas dos vereadores e consequentemente da comunidade penedense.

Ronaldo Vicente iniciou sua explanação apresentando um slide de suas ações a frente da Secretaria de Educação durante os 10 primeiros meses de 2009. Logo após fez referência às dúvidas que pairam sobre a comunidade penedense em relação a possível perca do repasse para a compra da merenda escolar, devido a ausência de prestação de contas do recurso recebido em 2008. Ronaldo lembrou que na sua posição a dor de cabeça existe, mas a compensação é superior, afirmando ainda que poderia está exercendo seu mandato de vereador, devido a primeira suplência, mas, referenciou o segundo suplente Antonio Nelson Azevedo Filho (Nelsinho) que ocupa hoje sua cadeira.

De acordo com Ronaldo Vicente a prestação de contas não foi feita na data correta que seria até o dia 28 de fevereiro, devido a ausência de documentos na secretaria. Na tribuna da Câmara Municipal, o secretário mostrou um ofício enviado ao Ministério da Educação, informando o motivo pelo qual a Prefeitura de Penedo estava deixando de prestar contas e assumindo o risco de perder o recurso da merenda escolar, algo que aconteceu, ficando os estudantes das escolas públicas municipais penalizados pela conseqüência do ato irresponsável.

Na semana anterior, quando da visita do ex-secretário de educação, José Carlos Silva, os vereadores tomaram conhecimento de que os documentos necessários para a prestação de contas ficaram a disposição do novo gestor da pasta, no entanto, algumas pessoas ligadas ao chefe do executivo, estiveram no local em que os documentos estavam arquivados e levaram-nos, ficando uma grande dúvida em relação ao direcionamento. Em depoimento à justiça, um ex-funcionário, zelador do arquivo em que estavam os documentos, relatou inclusive o nome de três pessoas que levaram os documentos.

Em sua fala na tribuna, o Secretário Ronaldo Vicente, relatou que denúncias davam conta que a Escola Costa Mangabeira, teria ficado alguns dias sem aula, devido a falta de um interruptor que impedia a iluminação adequada, no entanto, relatou que o problema havia sido sanado e não houve prejuízo para os estudantes que não ficaram sem as aulas. Após a fala do secretário, o vereador Alcides Andrade Neto (Cidoca), informou a Ronaldo Vicente, que enquanto ele fazia a justificativa na tribuna, um aluno e uma professora haviam ligado dizendo que o problema não só existe como persiste até o momento.

Por volta das 19 horas o secretário finalizou sua participação na Sessão Ordinária, após ouvir diversos elogios e também algumas críticas, voltadas ao crescimento educacional da comunidade estudantil penedense.