Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela, retornou a Alagoas nessa quarta-feira (2), após reunião em Brasília na sede da Agência Nacional de Águas (ANA). A viagem teve como objetivo participar das discussões sobre o Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas, a implantação do programa Interáguas – que destinará R$ 130 milhões para todo país -, e a Política Nacional de Recursos Hídricos.
Na ocasião, o secretário Ivã Vilela convidou o presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, para participar do seminário que será realizado em Alagoas sobre desastres naturais, com ênfase nas enchentes que atingiram os municípios alagoanos em junho de 2010. O evento reunirá gestores e técnicos para discutir, de forma ampla, o assunto, com ações e estudos de caso.
“Estamos trabalhando na construção de um seminário que se dedicará a discutir de forma exaustiva os acidentes naturais no estado de Alagoas. Além do presidente da ANA, iremos chamar também gestores de outros municípios, técnicos da Universidade Federal de Alagoas e outras pessoas envolvidas no tema para buscar ações que evitem uma nova tragédia”, afirmou Ivã Vilela.
O secretário também discutiu a implantação do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas), que irá destinar aproximadamente R$ 130 milhões para o fortalecimento institucional de órgãos de todo o Brasil, inclusive de Alagoas.
Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as discussões se deram no sentido de fortalecer as ações nos estados. O governo de Alagoas já está trabalhando na mobilização para formação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em todo Estado, inclusive com alguns consórcios públicos já formados e com o início de obras de aterros sanitários que beneficiarão diversos municípios.
Nesta quinta-feira (3), o secretário Ivã Vilela irá até o município de Estrela de Alagoas para acompanhar a despesca do Programa Água Doce, uma outra parceria entre os Governos Federal e de Alagoas.
