×

Penedo

Secretário garante que faltam poucos detalhes para Casa de Custódia de Penedo ser inaugurada

Encontro aconteceu nesta terça-feira, 04 de dezembro

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel Marcos Sérgio de Freitas Santos, recebeu nesta terça-feira, 04 de dezembro, em seu gabinete, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, para tratar sobre o funcionamento de cinco Casas de Custódias no estado.

De acordo com o coronel, já há um cronograma estabelecido para a partir do mês de fevereiro, ocasião em que deverá entrar em funcionamento a já inaugurada Casa de Custódia de Santana do Ipanema que está com mobília, parte de armamento, internet e telefonia disponível.

Ainda segundo o secretário, a Casa de Custódia de Penedo deverá ser a segunda a entrar em funcionamento em 2019, uma vez que faltam alguns detalhes para conclusão da obra no espaço que foi totalmente transformado e será equipado para ser uma espécie de mini presídio da região do Baixo São Francisco.

Depois da inauguração da Casa de Custódia de Penedo, será a vez da de Delmiro Gouveia e, posteriormente, da de Matriz do Camaragibe. Após todas elas estarem em funcionamento, o titular da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social afirmou que o Governo de Alagoas planeja a reforma da Casa de Custódia de Arapiraca.

Ricardo Nazário destacou a falta de efetivo, a carência de policiais civis nas delegacias, a dificuldade para tirar férias da categoria, além do transtorno com a custódia de presos. O secretário reconheceu que não tem sentido que o policial civil tome conta de preso e ressaltou que isso deve ser bastante amenizado quando as casas de custódias estiverem em funcionamento e, sob responsabilidade da Seris, não mais da Polícia Civil.