×

Penedo

Secretário explica fim da era da empresa Limpel em Penedo

Carros expostos durante a assinatura do contrato com a LIMPEL

Na manhã desta segunda-feira, dia 14, o Secretário de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Penedo, Mário Jorge Ataíde, justificou a deficiência na limpeza pública do município, informando que a empresa Limpel só prestou os serviços relacionados a limpeza da cidade até o último sábado (12). Mário Jorge afirmou que a empresa que recebia até R$ 284.250,88 (Duzentos e oitenta e quatro mil duzentos e cinqüenta reais e oitenta e oito centavos) não é mais responsável pela limpeza na cidade de Penedo, sendo contratados agora alguns caminhões compactadores de uma empresa sergipana para que os serviços de coleta de resíduos sólidos não sofram nenhum prejuízo.

Mário Jorge foi nomeado para o cargo de Secretário de Patrimônio Histórico do Município, mas, responde, de fato, pela Secretaria de Obras e Urbanismo, sendo confundido até pelos órgãos de comunicação, quando procurado para prestar as esclarecimentos à comunidade penedense que aprovou no primeiro momento a terceirização da limpeza urbana do município, mas, logo questionou a qualidade dos serviços e o montante pago à empresa terceirizada.

No dia 20 de março numa solenidade que aconteceu no Teatro Sete de Setembro, o prefeito Alexandre Toledo assinou o contrato com a empresa que na oportunidade colocou três caminhões compactadores, um mini-caminhão para coleta de lixo hospitalar e mais duas caminhonetes na frente do prédio no Centro Histórico de Penedo. Ali seria dado o ponta pé inicial para uma nova fase na limpeza pública, o que não aconteceu. Dessa vez o anuncio do fim da era Limpel na cidade aconteceu sem exibições de equipamentos nem ampla campanha publicitária. O nome da empresa que locou os veículos que ficarão agora na cidade também não foi revelado, algo que o povo penedense somente tomará conhecimento na sessão da Câmara de Vereadores, quando algum edil solicitar da administração o nome da empresa e o valor do contrato.

Mário Jorge também revelou que os serviços prestados anteriormente pela Limpel serão responsabilidade a partir de agora da Prefeitura de Penedo e que nesse primeiro momento não haverá desligamento de nenhum contratado, sendo aproveitados primeiramente os motoristas dos antigos veículos. De fato a empresa prestava os serviços em Penedo, mas, o quadro de colaboradores era praticamente formado por funcionários efetivos do município, que tinham a garantia constitucional de continuarem exercendo suas funções com terceirização ou não por parte da Prefeitura de Penedo. No contrato com a Limpel, a cláusula que versava sobre esse item deixava margem a várias interpretações.

O Secretário Mário Jorge disse que a notícia de uma nova empresa que teria o nome de “COMPEL”, não passava de mera especulação, referindo-se a notícia divulgada em um site de notícias da cidade e questionada na Câmara de Vereadores durante a sessão ordinária da última quinta-feira, dia 10 de setembro. O secretário atribuiu a necessidade de cortar gastos nesse momento à crise que para ele toma conta de todos os municípios brasileiros que sofrem com a significativa queda no Fundo de Participação dos Municípios – FPM.