×

Alagoas

Secretário de Saúde nega irregularidades e critica atuação da Polícia Federal após operação

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda Oliveira, divulgou nota pública nesta segunda-feira (16) na qual nega qualquer envolvimento em irregularidades e critica a atuação da Polícia Federal após os acontecimentos registrados ao longo do dia.

No comunicado, o gestor afirma possuir mais de 30 anos de atuação na medicina e na atividade empresarial, sem jamais ter sido citado em investigações de natureza criminal. Segundo ele, sua trajetória sempre foi pautada pela legalidade e pelo compromisso com a preservação da vida, tanto na iniciativa privada quanto na administração pública.

Dr. Gustavo destaca que, à frente da Secretaria de Estado, tem concentrado esforços na melhoria da saúde pública, ressaltando avanços obtidos com o trabalho conjunto de servidores. Entre os exemplos citados, está a construção de uma unidade hospitalar em Palmeira dos Índios, financiada exclusivamente com recursos estaduais, sem aporte do Governo Federal ou de emendas parlamentares.

Na nota, o secretário também critica a operação realizada, classificando-a como um abuso por parte da Polícia Federal. Ele afirma que a ação desconsidera os limites das competências institucionais do órgão e não apresentaria evidências que justificassem a atuação federal no caso.

Por fim, o gestor reforça que a aplicação de recursos públicos durante sua gestão tem ocorrido de forma transparente, com informações disponíveis para consulta pública e abertas a qualquer tipo de fiscalização.

Confira nota na íntegra:

“Considerando os acontecimentos de hoje (16/12), venho a público destacar que possuo mais de 30 anos dedicados à medicina e à atividade empresarial, jamais sendo citado em qualquer investigação de natureza criminal. Isso porque, simplesmente,  nunca pratiquei absolutamente nenhum ilícito penal.

Ao contrário, dedico minha vida a salvar outras, tanto na iniciativa privada como no âmbito da administração pública. 

Enquanto secretário de Estado, me empenho em promover melhorias na saúde pública, tendo conseguido, graças ao esforço de centenas de servidores, avançar em várias áreas. Para ficar em um exemplo: a construção de unidade hospitalar em Palmeira dos índios, obra custeada apenas com recursos estaduais, sem nenhum centavo do Governo Federal ou de emendas parlamentares.

Esta operação evidencia o abuso da Polícia Federal em não respeitar os limites de suas competências institucionais, forçando uma ação persecutória que não apresenta o mínimo de evidência de competência de atuação federal.

Por fim, reforço que o uso de recursos públicos na minha gestão sempre foi empreendido de maneira transparente, disponível para consulta pública e aberta a qualquer tipo de fiscalização.

Maceió, 16 de dezembro de 2025

Dr. Gustavo Pontes de Miranda Oliveira”