O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Penedo – SINDSPEM e vereador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, enfermeiro Derivan Thomaz, usou a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira (20), durante sessão ordinária e desabafou sua indignação por saber que funcionários efetivos do município de Penedo, estão sendo perseguidos e humilhados por seus superiores nos setores de trabalho da administração municipal.
De acordo com o vereador Derivan, o Secretário de Saúde do Município, Eduardo Regueira, tem encaminhado a Unidade de Emergência Antonio de Jesus, funcionários da municipalidade com o objetivo de inspecionar a distribuição de medicamentos da unidade, que até este ponto segue os critérios normais de fiscalização. Em seu pronunciamento o edil desabafou sua indignação, afirmando que o secretário de Saúde não tem o direito de chegar a Unidade de Emergência acusando os colaboradores daquele centro de saúde de participarem de desvio de medicamento, sem que ele não apresente provas concretas e precisas.
“Essa semana eu tive o desprazer de receber na Unidade de Emergência Antonio de Jesus, o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Regueira, que sem dados técnicos e reais chegou oferecendo denúncias vazias, insinuando que um desfalque de remédios estaria acontecendo na U.E., entre a distribuição e o posto de medicação, ou seja, quem fornece e aos auxiliares de enfermagem e enfermeiros”, disse Derivan.
O vereador pediu que diante do cargo que Regueira ocupa, seja mais comedido e procure se inteirar dos fatos reais e, caso haja provas que seja aberta uma sindicância e um processo administrativo e se achar conveniente que ele leve o caso ao Ministério Público Estadual.
Derivan ainda disse que da forma que o Secretário Eduardo Regueira, chegou a Unidade de Emergência sem provas, o que pode ser gerado é a abertura de um processo contra ele mesmo por calúnia, injúria e difamação. “Deixo aqui meu repúdio pelo despreparo do Secretário Municipal de Saúde de Penedo, e quero dizer que todos os colaboradores daquela unidade são preparados e não é por um “achismo” que o secretário vai abalar aqueles funcionários. Aqui deixo meu repúdio pela verbalização e ação do Secretário Municipal de Saúde”, finalizou Derivan.
O Presidente da Câmara Municipal, Josué Marques (PMDB – Bili Marques), afirmou que o Secretário trata-se de pessoa honrada, mas, que não justifica tais acusações a pessoas que estão desempenhando suas funções, respeitando os pacientes e que da mesma forma precisam ser respeitadas. Para Bili Marques nenhum funcionário deve ser taxado como ladrão e isso acontecendo deve ser investigado nos mínimos detalhes. “O que tenho notado é a Secretaria de Saúde de Penedo comprando muito pouco e está se espantando com a própria falta de material, pois, não se admite que os postos não tenham esparadrapo e soro fisiológico, e pior que sejam feitos curativos com fita crepe como está acontecendo em Penedo”, completou Bili Marques.
Em conversa com o Secretário de Saúde, Eduardo Regueira, ele explicou que o município está fazendo todo o controle de estoque para informatizar as entradas e saídas de medicamentos na Unidade de Emergência. “Os técnicos da secretaria passaram a semana na U.E para fazer um levantamento que originará a demanda necessária para o controle e, a partir daí criou-se essa história de que havia uma acusação de desvio de medicamentos, no entanto, eu só soube por telefone devido a ter passado todo o dia de quinta-feira (20) na cidade de Boca da Mata, onde aconteceu um encontro do colegiado de municípios, afirmou Regueira.