Representantes dos empresários, moradores e veranistas querem a reabertura do posto policial no distrito
A falta de uma base policial fixa na Praia do Peba, distrito de veraneio e pesca pertencente ao município de Piaçabuçu, Litoral Sul de Alagoas, tem contribuído com a insegurança no local. Arrombamentos e assaltos a estabelecimentos comerciais se tornaram constantes.
E no final do mês de abril, algumas pessoas já identificadas que residem na Vila Matias, em Penedo, consumiram bebidas alcoólicas e alimentos em restaurantes, ameaçaram clientes e proprietários, com o tumulto gerado por eles, fugiram sem pagar as contas.
A Polícia Militar foi acionada, mas devido à distância da base policial mais próxima, cerca de 25 quilômetros, a equipe enviada para atender o caso não conseguiu localizar os suspeitos. Como resultado: turistas afugentados e comerciantes fechando seus estabelecimentos por volta das 15hrs, temendo ser a próxima vítima.
Para tentar encontrar uma solução para o problema, representantes dos empresários, moradores e veranistas, se reuniram no final da tarde desta quarta-feira (03), em Maceió, como secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedris), Alfredo Gaspar de Mendonça.
“Estamos tentando a reabertura de uma base fixa na praia. Se for preciso, os empresários e moradores estão dispostos em contribuir com a manutenção do local, e ainda, com a alimentação. Sentamos com o secretário nesta quarta (03), ele muito disposto em nos ajudar. Mas, ele fez uma observação sobre o baixo efetivo neste momento para reabrir uma base fixa. Porém, Alfredo Gaspar de Mendonça garantiu que vai tentar buscar uma solução com o comando de área. E ainda, disse que vai intensificar o trabalho de combate ao crime na região. E que vai nos mostrar os resultados em seguida. Com relação a reabertura de uma fixa, isso pode ocorrer caso o governador reforce o efetivo da PM com a convocação da reserva técnica. Só assim, uma base no Peba pode ser reaberta”, pontuou o vice-presidente da Associação de Empreendedores da Praia do Peba (AEPP), Carlos Gomes.
Ainda de acordo com o empresário, o secretário afirmou que apesar do baixo afetivo, a população não pode ficar desassistida. “Estou confiante depois desta reunião. Foi um grande passo o secretário se dispor ao diálogo, discutir com os moradores e empresários do Peba, o problema que estamos passando. Apesar das dificuldades, ele garantiu que vai procurar uma solução até que o efetivo seja aumentado, caso ocorra. Essa foi a primeira vez que fomos recebidos pelo alto comando da Segurança do Estado. O primeiro passo. Estamos confiantes que ele vai buscar uma solução para nós que moramos e tiramos o sustento da Praia do Peba”, concluiu Carlos Gomes.
Participaram do encontro desta quarta-feira (03), na sede da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedris), com o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça, o vice-presidente da Associação de Empreendedores da Praia do Peba (AEPP), Carlos Gomes, que possui uma pousada e restaurante. Além dos empresários, Jorge da Barrinha e Wellington da Silva, e ainda, Carlos Ronalsa, representando os moradores e veranistas da Praia do Pontal do Peba.
