Alfredo Gaspar concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira, 05
Em entrevista coletiva concedida na noite desta quinta-feira, 05, o secretário de Estado de Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça, falou sobre a queda de 10% no número dos homicídios em Alagoas. Em Arapiraca, a redução foi de 20% e em Rio Largo de 86,7%.
Além de citar os números dos homicídios registrados nos primeiros 30 dias do ano no estado, o secretário falou sobre Penedo, município da região do Baixo São Francisco que em 2014 registrou números assustados referentes a homicídios e o tráfico de drogas.
O secretário Alfredo Gaspar garantiu que Penedo receberá uma atenção especial da cúpula de segurança pública para que a cidade volte a ser considerada pacata. Somente no mês de janeiro, duas operações policiais foram realizadas na cidade, o que resultou na prisão de envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios, entre outros crimes registrados no município.
“Quando um município chega a números alarmantes, precisamos reunir a cúpula da segurança pública e analisar a situação. Em seguida, traçamos estratégias para combater à criminalidade. Já realizamos algumas operações na cidade e na região, mas foi apenas o começo. “, afirmou Alfredo.
Ainda durante a entrevista, o secretário anunciou que em janeiro de 2014, o número de homicídios em Maceió foi 78 contra 58 ocorridos no mesmo período em 2015, o que representa uma queda de 25%. Em Arapiraca e Rio Largo, a redução também foi significativa. Nas duas cidades, o número de homicídios caiu de 17 para 13 e de 15 para 3, respectivamente.
Para o Alfredo Gaspar, a redução se deve ao trabalho integrado das forças policiais que agora se reúnem e planejam juntas ações de combate à criminalidade.
