×

Alagoas

Secretário de Articulação Social visita assentamentos e acampamentos

O secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo visitou, nessa quinta-feira (05), assentamentos e acampamentos do Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) e Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), no município de Fleixeiras. Claudionor Araújo percorreu parte dos 40 quilômetros onde vivem as famílias de agricultores.

Durante o encontro, os trabalhadores reivindicaram melhoria dos acessos aos assentamentos e acampamentos localizados na zona rural; um trator para melhoramento da terra para plantio, além de linhas de crédito financiado para os pequenos produtores, como por exemplo, os produtores de mel de abelha.

A visita atendeu a um convite da Câmara de Vereadores de Flexeiras, por meio do vereador André da Téo. “Queremos estreitar relações com o Governo do Estado para melhorar as possibilidades de emprego e renda, a qualidade de vida, e incrementar a economia local”, afirmou o vereador.

Na Câmara de Vereadores, o secretário Claudionor Araújo lembrou que aos pequenos agricultores, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o governo distribui sementes, mudas frutíferas, alevinos e leite. Na ocasião, o secretário afirmou que a Seas está de portas abertas para intermediar a interlocução entre a prefeitura, a Câmara e o Governo do Estado, que sempre esteve acessível ao diálogo com os movimentos sociais.

Claudionor afirmou que o maior investimento do governo de Teotonio Vilela é no ser humano. “Alagoas era campeã em mortalidade infantil; amargávamos o 27º lugar, mas essa realidade mudou de maneira extraordinária: hoje ocupamos o 14º lugar. O avanço nesse combate para salvar vidas é reconhecido por órgãos nacionais e internacionais, como o Unicef”, destacou.

Na ocasião, o gestor avaliou que o governo também apoia, por diversas frentes, as feiras camponesas da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do MLST, que acontecem tradicionalmente no bairro do Prado, em Maceió, e agora, de maneira itinerante, em outros bairros da capital, e no interior. “Através da Agência Desenvolve, por exemplo, o governador Teotonio Vilela Filho vem apoiando os microempresários para que eles possam receber incentivos”, destacou.

Acompanhado de comitiva formada por todos os vereadores presentes na Câmara, Claudionor Araújo visitou a prefeita Silvana Cavalcante, que se encontrava no Fórum da cidade, e que fez as mesmas reivindicações. Posteriormente, seguiu para conhecer a realidade das 250 famílias acampadas do povoado Peixe e depois continuou na trilha dos assentamentos de Duas Barras, Pedra Grande, Caldeirões e Pararis, localidades onde moram outras 120 famílias.

No final do encontro, o secretário Claudionor disse que encaminharia o pleito para os órgãos competentes. Micheline Vilela, representando a Superintendência dos Movimentos Socais da Seas e Nivalda Lins, secretária municipal de Agricultura, também participaram da visita.