Ouvidoria também vai servir como ferramenta de gestão
Para dar prosseguimento às ações de transparência desenvolvidas pela Prefeitura de Maceió, o titular da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI), Diogo Coutinho, visitou nessa segunda-feira (02) a sede da Ouvidoria Geral do Estado em São Paulo (OGE/SP) para debater a política interna de transparência pública, além de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela órgão.
Durante a visita, o secretário foi recebido pelo ouvidor geral do estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, e pela ouvidora geral Ssubstituta, Maria Inês Fornazaro. O gestor da SMCI destacou que as experiências trocadas durante as reuniões são essenciais para trazer bons resultados a Maceió.
“O estado de São Paulo possui uma estrutura bastante organizada no que se refere à Ouvidoria. E pela capital paulista apresentar bons resultados nessa área, nós viemos até aqui para conhecer de perto esse serviço. Temos a necessidade de implantar, o quanto antes, um sistema de Ouvidoria em Maceió, por entendermos que se trata de uma ferramenta eficaz de controle social. E é por meio da Ouvidoria que temos condições de conhecer, em tempo real, os problemas que a população enfrente em seu dia a dia”, pontuou o titular da SMCI.
Coutinho ainda destaca que a Ouvidoria poder ser usada também como uma ferramenta de planejamento. “As informações, pedidos e reclamações obtidas por meio de uma Ouvidoria Geral criam uma base de dados muito importante. Essa base de dados servirá como uma ferramenta de gestão municipal, na medida em que saberemos onde o serviço público mais precisa ser melhorado”, acrescentou.
“É sempre uma grande satisfação poder ajudar as Controladorias, compartilhando nossas experiências. A Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo detém, hoje, uma grande rede espalhada pelo estado, o que nos propicia ter um melhor controle sobre os problemas que a população encontra em sua rotina. Com isso, temos condições de melhor delimitar em que locais ou quais ações o Poder Público precisa atuar melhor”, ressaltou Gustavo Ungaro.
A Ouvidora Geral Substituta, Maria Inês Fornazaro, comentou a visita do secretário da SMCI. “É muito gratificante poder dividir experiências com outros entes da federação. Entendo que não é fácil implantar novas culturas, principalmente no que diz respeito à ações que expõe as fragilidades dos órgãos, mas penso que é de suma importância uma Ouvidoria, pois permite que o ente conheça suas deficiências e adote medidas para saná-las. Espero contribuir para que Maceió tenha logo sua estrutura montada, para que possa melhor desenvolver suas atividades públicas”, informou.
Próximas ações a serem desenvolvidas
Após a visita do secretário à OGE/SP, a Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) terá um vasto material para estudar a melhor forma de implantar ações de Ouvidoria em Maceió. O próximo passo, de acordo com o titular da pasta será analisar qual a forma mais adequada para criar e estruturar a Ouvidoria Geral de Maceió, que terá suas ações desenvolvidas e monitoradas pela SMCI.
A Prefeitura Maceió entende que a melhor forma de desenvolver com qualidade os serviços públicos ofertados à população é conhecendo de perto os problemas que afetam a capital. A Ouvidoria também vai servir como ferramenta de gestão importantíssima para melhor desenvolvimento de ações municipais.
