Secretarias e órgãos envolvidos na viabilização do Estaleiro do Nordeste (ENor) em Alagoas, estiveram na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), na tarde desta segunda-feira (13), para discutir as medidas antecipatórias prioritárias para serem apresentados ao Ibama. A proposta é atender exigências para a emissão da licença ambiental, autorizando a implantação do empreendimento no município de Coruripe. Nesta primeira etapa, foram apresentados projetos básicos sobre eficiência energética, habitação e saneamento básico.
Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esta é uma oportunidade para o alinhamento de projetos para a viabilização do estaleiro. “O empreendimento contribuirá para o nosso desenvolvimento econômico, por isso, precisamos pensar nas formas para que a toda a região impactada pelo Estaleiro esteja apta a recebê-lo”, conta.
Para o setor energético, o diretor de Planejamento e Expansão da Eletrobras Distribuição Alagoas, Charles Mariano, apresentou o projeto para o melhoramento do fornecimento energético na região, que contempla a construção da subestação Coruripe 2, próxima ao estaleiro, como também a implantação de uma linha de transmissão partindo do município de Penedo, ligada à subestação Coruripe 1.
Habitação – Com a instalação do estaleiro, um plano habitacional deve ser elaborado, prevendo o crescimento populacional. Os representantes da Caixa Econômica Federal, Kleber Rocha e Aparecida Machado, apresentaram a possibilidade de financiamento por parte da instituição para a construção das residências e execução de serviços básicos de moradia.
Saneamento Básico- O prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão, informou que as obras de saneamento estão em processo de licitação e que já existem recursos federais no montante de R$ 300 mil para serem investidos em esgotamento sanitário. “O nosso plano diretor já contempla diversas demandas para o estaleiro. Precisamos fortalecer a parceria com o estado para a viabilização dos projetos”, comenta.
De acordo com o presidente da Casal, Álvaro Menezes, por conta da mudança do local do estaleiro, novos estudos foram realizados para localizar fontes hídricas para abastecer o município e o ENor, já prevendo o crescimento habitacional.
O diretor de Investimentos do ENor, Max Welber, afirmou a importância da reunião para o recebimento da licença ambiental. “Vamos elaborar o documento com todos os projetos para que o Ibama sinta-se confortável com este tema”, afirma.
Estiveram presentes na reunião, representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), da Casal, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Caixa Econômica, Sebrae, Sinduscon, Eletrobras e Secretarias Municipais.
Nesta terça-feira (14), serão apresentados projetos para estradas, transporte, segurança pública, saúde, educação e capacitação profissional.