×

Alagoas

Secretarias definem ações imediatas para atender moradores do Carminha

Em reunião, Sextafeira destacou que agenda deve acontecer de agosto a dezembro

O conjunto Carminha, localizado no Benedito Bentes II, vai receber em breve uma série de ações do Governo Estado por meio da integração entre diversas secretarias estaduais. Uma comitiva, composta por representes das pastas, esteve no local na manhã desta quinta-feira (12) para conversar com os integrantes da Base Comunitária de Polícia e verificar as carências e de que forma é possível contribuir de forma efetiva com os anseios da comunidade, que conta com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Participam das atividades as Secretarias do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq); da Educação e do Esporte (SEE); da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); da Cultura (Secult); da Paz (Sepaz); da Mulher, da Cidadania e Direitos Humanos; da Defesa Social (Seds) e da Articulação Política, tendo como base as ações do programa Brasil Mais Seguro.

“Precisamos dar uma resposta imediata a essa população e a Base Comunitária será nossa parceria, já que conhece as peculiaridades da comunidade. Cada pasta vai informar suas ações imediatas sem que seja necessário esperar por recursos e, com o desenvolvimento dessas atividades, outras serão implementadas, com uma agenda que possa acontecer de agosto a dezembro”, disse o secretário do Trabalho, Alberto Sextafeira.

Sextafeira foi um dos gestores que acompanhou a visita ao Carminha e coordenou a reunião de trabalho, realizada na Escola de Ensino Fundamental Professor Petrônio Viana, onde devem acontecer as atividades. “A Secretaria de Articulação Social irá identificar líderes locais, que serão fundamentais no processo”, ressaltou.

Na reunião, ficou definido que as ações serão iniciadas com o programa Governo Perto de Você, atendendo a comunidade local e adjacências com ações de cidadania. A data ainda não foi definida, mas o evento deve acontecer até o início de agosto, dando sequência nos próximos meses, com atividades esportivas, cursos, entre outros. Essas ações serão copiladas pela Secretaria da Mulher para serem acopladas ao Plano Brasil Mais Seguro.

O subtenente Fleximan, da Base Comunitária, relatou para a comitiva as necessidades dos moradores do Carminha nas áreas de educação, saúde e assistência social. “De imediato, a comunidade precisa de campos de futebol, quadras esportivas e creches para as crianças”, informou Fleximan, durante visita a locais no conjunto propícios a construção de campo e quadra de futebol.

No ano passado, uma equipe da Secretaria do Trabalho fez uma busca ativa no local e identificou a baixa escolaridade da população, o que dificultou a inserção em cursos de qualificação e inserção no mercado de trabalho. Durante a reunião, os representantes das secretarias citaram programas que podem atender a esse público, como o Brasil Sem Miséria e o Alfabetização com Qualificação Profissional, este segundo uma política da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte que está sendo implantada em Alagoas.

A diretora adjunta da Escola de Ensino Fundamental Professor Petrônio Viana, Maria Tadéia Macêdo, demonstrou felicidade ao receber a comitiva do Governo. “Já passamos por várias dificuldades com nossos alunos e precisamos dessa parceria do Estado para atender às necessidades da comunidade escolar. Essas ações serão importantes e nos farão sentir mais protegidos”, disse a adjunta da unidade, que conta com os programas Mais Educação, Bombeiro Mirim, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aulas de capoeira.

Na próxima segunda-feira (20), às 10h30, a comissão formada por membros das secretarias envolvidas no Alagoas Cidadã se reúne na Secretaria de Assistência Social com o objetivo de definir as ações copiladas pela Secretaria da Mulher.