Preocupada com o avanço dos casos de dengue em Penedo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 10, uma caminhada para chamar a atenção da população sobre a necessidade de combater a doença. Na cidade ribeirinha foram registrados 593 casos confirmados da dengue em 2010.
Nesta quinta-feira, 10, uma grande caminhada pelas ruas da cidade foi promovida em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para que as pessoas colaborem com os técnicos da saúde, promovendo a limpeza de seus quintais e livrando os locais de possíveis focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Apesar das campanhas educativas e dos alertas à população, o número dos casos de dengue em Alagoas aumentaram. Em janeiro deste ano, foram notificados 369 casos de dengue, enquanto no mesmo período do ano passado ocorreram 247 notificações.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, participou da mobilização em Penedo e afirmou que o Estado, em parceria com os municípios, vem intensificando ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, mas continua sendo fundamental a participação da população neste processo.
Para a secretaria de saúde de Penedo, Geonice Peixoto, as ações em Penedo que serão desencadeadas com o tema: “Dengue: Se você agir, podemos evitar” poderão salvar vidas com a prevenção da doença. “Estaremos nas ruas para enfrentar o problema e para isso contamos com o apoio da população que deve ter a consciência de que a manutenção dos focos do mosquito em seus terrenos e quintais são as maiores causas da proliferação do mal”, afirmou Geonice.
Ao todo, 16 estados estão com risco alto de surto de dengue. São eles: Alagoas, Sergipe, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins.
