Palestra de encerramento do curso
A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur), em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento (Semab), encerrou o Seminário de Sensibilização Turística para Comerciantes e Artesãos do Mercado de Artesanato.
O evento, iniciado na terça-feira (15), contou com a participação da secretária Claudia Pessôa (Semptur), que fez questão de declarar que, como cidadã alagoana, é uma consumidora dos produtos artesanais do Mercado.
“Comprei minha árvore de Natal de cipó no Mercado porque representa a cultura alagoana e do Nordeste. Assim como eu, os turistas buscam coisas da terra para levar de lembrança, por isso é importante não distinguir o turista do alagoano, tratar bem para que ele retorne a cidade. O visitante, a partir do momento que compra artesanato, está incrementando a economia do Estado”, disse Claudia, aos mais de 70 participantes do seminário.
A secretária ressaltou o trabalho de divulgação do Mercado do Artesanato que é realizado pela Semptur nas feiras e eventos de turismo. A promoção do Mercado também é feita por meio da empresa Display (expositor), que está presente em todos os hotéis e nos Centros de Informações Turísticas, com uma folheteria específica sobre o Mercado do Artesanato. O material traz informações como localização, mapa, telefone, horário de funcionamento e um texto sobre os produtos comercializados.
“Quando jornalistas visitam Maceió para fazer reportagem sobre o destino, incluímos no roteiro o Mercado do Artesanato. O retornou é excelente com matérias publicadas nos jornais O Globo, Folha de S. Paulo, O Povo, revistas e sites”, disse ela.
Já a assessora de Projetos Especiais da Semptur, Claudia Paiva, abordou a história de Maceió, os principais pontos turísticos da cidade, o turismo como atividade econômica que mais cresce no mundo. Segundo a Organização Mundial do Turismo, o turismo é a grande indústria do momento, tendo já ultrapassado as exportações dos combustíveis e do aço.
No seminário, os participantes também fizeram sugestões, como trazer ônibus de turistas para o mercado, já que a maioria dos turistas que visitam vai por conta própria. A assessora Claudia Paiva explicou que as empresas receptivas são empresas privadas que montam e vendem os roteiros junto aos turistas.
“A Semptur tem o papel de promover os destinos e não tem poder de interferir nas empresas privadas, mas como secretaria podemos articular uma reunião entre as agências receptivas e os comerciantes para debater uma proposta para que estas empresas incluam o mercado na rota”, disse Cláudia Paiva, que se comprometeu a articular uma reunião.
O evento foi encerrado com o tema “Qualificação Profissional: Bom Atendimento, Postura, Aparência Pessoal e Higiene” abordado pela consultora do Sebrae Amelita Pessoa.
