×

Maceió

Secretária visita alunos do Brasil Alfabetizado no Sistema Prisional

Na reunião, Josicleide Moura destacou o empenho e a dedicação dos alunos

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, visitou o núcleo do Sistema Penitenciário em Alagoas, onde são ministradas, no período noturno, as aulas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A secretária visitou as turmas e ressaltou o empenho do Estado, em parceria com o Governo federal, para promover a alfabetização como forma de ampliar as oportunidades.

“Estar aqui e testemunhar o empenho e a dedicação desses alunos em aprender, estimula o nosso trabalho; é importante promover políticas públicas que possibilite a ressocialização, e alfabetizar, sem dúvida, é o melhor caminho; somente por meio da Educação podemos transformar cidadãos”, afirmou Josicleide.

Visando ofertar a alfabetização para as pessoas que são privadas de liberdade, o PBA em Alagoas dobrou o número de vagas para a próxima etapa no que se refere a esse público. Atualmente, cerca de 200 alunos tem acesso ao Programa dentro das prisões e na próxima etapa do PBA, mais 400 vagas serão disponibilizadas para alfabetizar esses jovens adultos. Os alunos do Sistema Prisional recebem o material didático e a merenda. A 7ª etapa do Programa será encerrada no próximo dia 9 de junho e a 8ª etapa será iniciada no dia 13.

De acordo com a gerente de Educação no Sistema Prisional, Andrea Oliveira, cerca de 20% da população carcerária é atendida pela Educação formal e pelo ensino profissionalizante. “Isso está acima da média nacional. No Brasil, a média atende a 10% desse público com educação”, destacou a gerente. “O apoio da Secretaria da Educação é muito importante para essas pessoas que estão aqui. Esta oportunidade é única e proporciona esperança para que eles possam se restabelecer e abrir novas possibilidades através do letramento”, completou.