Esta segunda-feira (16) foi marcada por reconhecimento, emoção e celebração à trajetória da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos. Em dois momentos distintos e simbólicos, a gestora teve sua atuação destacada no Palácio República dos Palmares e no Museu Palácio Floriano Peixoto, reunindo autoridades, familiares, servidores e convidados.
Pela manhã, no Palácio República dos Palmares, foi realizada a aposição do quadro da secretária na Galeria de Ex-Secretários do Gabinete Civil. Roseane esteve à frente da pasta por cerca de sete meses, período que, segundo ela, representou um marco em sua formação como servidora pública.
“Passei aqui alguns meses, mas aprendi muito. O Gabinete Civil é uma escola. Aqui, a gente aprende não só o serviço público, mas como conviver com as mais diferentes categorias do Estado. Tudo passa por aqui, das grandes às pequenas decisões”, destacou.
Ao agradecer à equipe do Gabinete Civil, Roseane ressaltou o trabalho coletivo e a dedicação dos servidores. “É uma engrenagem que funciona muitas vezes enquanto a gente dorme. Desde quem serve a água e o café até o chefe de gabinete, todos trabalham pelo engrandecimento do Estado”, afirmou.
A secretária também enfatizou a importância da representatividade feminina na galeria. “Se vocês observarem, são poucas mulheres. Fazer parte dessa história é também abrir caminho para que outras mulheres ocupem espaços de decisão”, pontuou.
Medalha Arthur Ramos
Já no período da tarde, no Museu Palácio Floriano Peixoto, Roseane Vasconcelos foi agraciada com a Medalha do Mérito Arthur Ramos, concedida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) em reconhecimento à sua contribuição para a Educação alagoana. A honraria simboliza uma trajetória construída com dedicação ao ensino público, desde a sala de aula até a gestão da rede estadual.
A comenda é destinada a cidadãos brasileiros ou estrangeiros que se destacaram por iniciativas, serviços e trajetórias em favor do desenvolvimento educacional. A concessão ocorre após apreciação do CEE, que avalia o mérito dos indicados com base em suas contribuições à área e em sua conduta na vida pública, observando princípios éticos e o valor social da Educação.
Em seu discurso, Roseane relembrou o início da carreira como professora e reafirmou o compromisso com a aprendizagem dos estudantes. “Eu sou professora. Não me desassocio disso. A educação é para o aluno. Nosso maior desafio é garantir aprendizagem, todos os dias, pensando em soluções para transformar realidades”, declarou.
A secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, destacou o caráter histórico da homenagem e a liderança da gestora. “Roseane é presença. Presença na escuta, no encaminhamento, na construção coletiva. Sempre insiste: já escutaram as gerências? Já ouviram os gestores? Já conversaram com os professores? Essa postura constrói legado e fortalece a educação do Estado”, afirmou.
Sueleide também ressaltou que a medalha reconhece não apenas o cargo atual, mas toda a trajetória profissional de Roseane. “Ela é fruto do mérito e do trabalho. Professora do interior, gestora escolar, coordenadora pedagógica, gerente regional, superintendente, secretária executiva e hoje secretária de Estado da Educação. Cada etapa cumprida com dignidade e compromisso”, pontuou.
Durante a solenidade, Roseane agradeceu à família, à equipe da Seduc e ao governador Paulo Dantas pelo apoio ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. “As homenagens devem ser feitas em vida. É o reconhecimento que fortalece e renova nosso compromisso com o serviço público”, concluiu.
A agenda foi encerrada com um almoço de confraternização com a equipe da Seduc, celebrando não apenas as homenagens, mas o trabalho coletivo que sustenta os avanços da educação em Alagoas.
Agência Alagoas
