×

Alagoas

Secretaria promove atividades de combate à violência contra mulher

A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semcdh) promoveu nesta quinta-feira (11) o Seminário Direitos Humanos e Senso Comum – Desafios Atuais, evento que ocorreu no auditório do bloco C da Universidade Integrada Tiradentes (UNIT). No estacionamento da UNIT, a Semcdh realizou ainda uma programação especial para marcar o encerramento das atividades das unidades móveis de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Aberto pela secretária Nadja Lessa, o Seminário Direitos Humanos e Senso Comum – Desafios Atuais teve como finalidade provocar a discussão da temática, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, além de discutir a “visão de senso comum” sobre os Direitos Humanos na sociedade.

“A luta para a construção da cidadania tem que ser através da educação em todas as esferas. O papel de cada um na construção da cidadania é necessário para o fortalecimento das liberdades fundamentais”, afirmou Nadja Lessa. Ela lembrou que a Semcdh capacitou mais de 1.700 profissionais em Alagoas nas áreas da saúde, educação, segurança pública, assistentes sociais e conselheiros tutelares e de direitos.

Foi proferida a conferência “Direitos Humanos e Senso Comum – Desafios Atuais”, pelo advogado Delson Lyra da Fonseca. Na sequência, houve a mesa redonda “Direitos Humanos em Alagoas – Desafios para o século XXI”, que contou com a participação da professora Belmira Rita da Costa Magalhães, além do Maj. QOC PM Givaldo dos Santos Vieira, do deputado Judson Cabral, e do radialista Elias Ferreira, do Instituto Zumbi dos Palmares.

Enfretamento

Em seguida, a secretária Nadja Lessa se dirigiu ao estacionamento da UNIT, onde abriu a programação especial para marcar o encerramento das atividades das unidades móveis de enfrentamento à violência contra as mulheres. A ação foi uma iniciativa da Superintendência de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher, em parceria com o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Rurais.

Na programação, foram realizadas distribuição de material informativo, apresentação de vídeo e palestra proferida pela advogada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAM) Jarede Viana, Luciana Pontes, sobre a Lei Maria da Penha. Na ocasião, houve a recepção e atendimento de mulheres das Comunidades São Rafael e São Onofre, bem como apresentação dos serviços oferecidos pela unidade móvel e equipe.