Semas vai trabalhar na formação de jovens empreendedores
Cerca de 30 técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participam, até o dia 29 de setembro, do curso “Crescendo e Empreendendo”. A iniciativa é fruto da parceria da Semas, através da Coordenação de Programas Especiais e Complementares, com o SEBRAE. Os participantes são os técnicos multiprofissionais dos equipamentos sociais de Maceió que se preparam para trabalhar na formação de jovens empreendedores.
O objetivo da formação é qualificar os técnicos da Semas nos conceitos da educação empreendedora para que, em seguida à qualificação, os profissionais se tornem disseminadores das informações nos seus respectivos locais de trabalho. O participante da formação será o responsável pelo repasse das informações para os outros técnicos e, principalmente, para os jovens que integram os Serviços de Convivência dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e aqueles que são assistidos pelos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).
A coordenadora geral de Programa Especiais e Complementares da Semas, Thaysa Rocha Batista, explica que a formação vai propiciar aos técnicos da Semas a potencializar o empreendedorismo entre os jovens que são assistidos nos equipamentos sociais da secretaria e que, no futuro, eles poderão gerir o próprio negócio.
A facilitadora do curso e instrutora do SEBRAE, Cristiane Luna, revela que a educação empreendedora visa incentivar, sensibilizar, fortalecer, potencializar e integrar o desenvolvimento da cultura empreendedora em cada participante em atividades, desafios, disciplina e projetos.
“A qualificação visa construir o ambiente favorável para o desenvolvimento das competências empreendedoras para que o jovem possa ter dentro do mundo do trabalho uma perspectiva empreendedora”, diz a instrutora.
Essa é a primeira vez que o curso é oferecido aos técnicos da Semas. O educador social e pedagogo, Reinaldo Batista, que trabalha com pessoas em situação de rua, no Centro POP 2, diz que é importante incentivar e buscar o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos através da educação empreendedora. “É importante participar da formação, porque soma conhecimentos para o desempenho do nosso trabalho, gera motivações e sensibiliza os usuários para esse tipo de prática empreendedora”, explica Reinaldo.
A psicóloga Silvana Cunha, que trabalha no Cras Pitanguinha, revela que se sente muito feliz em poder participar do curso. E mais ainda ao poder repassar para os colegas de trabalho e usuários, os conhecimentos que possibilitem aos jovens a oportunidade de ascender, de serem protagonistas sociais, dentro de suas próprias comunidades.
“Muitos têm dificuldades de participar da educação formal, de estar na escola porque precisam trabalhar. Então, o repasse desse tipo de conhecimento, numa formação realizada pelo Cras, é primordial para que os próprios jovens encontrem ferramentas que possam empreender em qualquer área”, explica Silvana.
O curso “Crescendo e Empreendendo” tem carga horária de 24 horas e acontece no auditório do Sebrae.
