×

Maceió

Secretaria Municipal vai trabalhar na formação de jovens empreendedores

Semas vai trabalhar na formação de jovens empreendedores

Cerca de 30 técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participam, até o dia 29 de setembro, do curso “Crescendo e Empreendendo”. A iniciativa é fruto da parceria da Semas, através da Coordenação de Programas Especiais e Complementares, com o SEBRAE. Os participantes são os técnicos multiprofissionais dos equipamentos sociais de Maceió que se preparam para trabalhar na formação de jovens empreendedores.

O objetivo da formação é qualificar os técnicos da Semas nos conceitos da educação empreendedora para que, em seguida à qualificação, os profissionais se tornem disseminadores das informações nos seus respectivos locais de trabalho. O participante da formação será o responsável pelo repasse das informações para os outros técnicos e, principalmente, para os jovens que integram os Serviços de Convivência dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e aqueles que são assistidos pelos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).

A coordenadora geral de Programa Especiais e Complementares da Semas, Thaysa Rocha Batista, explica que a formação vai propiciar aos técnicos da Semas a potencializar o empreendedorismo entre os jovens que são assistidos nos equipamentos sociais da secretaria e que, no futuro, eles poderão gerir o próprio negócio.

A facilitadora do curso e instrutora do SEBRAE, Cristiane Luna, revela que a educação empreendedora visa incentivar, sensibilizar, fortalecer, potencializar e integrar o desenvolvimento da cultura empreendedora em cada participante em atividades, desafios, disciplina e projetos.

“A qualificação visa construir o ambiente favorável para o desenvolvimento das competências empreendedoras para que o jovem possa ter dentro do mundo do trabalho uma perspectiva empreendedora”, diz a instrutora.

Essa é a primeira vez que o curso é oferecido aos técnicos da Semas. O educador social e pedagogo, Reinaldo Batista, que trabalha com pessoas em situação de rua, no Centro POP 2, diz que é importante incentivar e buscar o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos através da educação empreendedora. “É importante participar da formação, porque soma conhecimentos para o desempenho do nosso trabalho, gera motivações e sensibiliza os usuários para esse tipo de prática empreendedora”, explica Reinaldo.

A psicóloga Silvana Cunha, que trabalha no Cras Pitanguinha, revela que se sente muito feliz em poder participar do curso. E mais ainda ao poder repassar para os colegas de trabalho e usuários, os conhecimentos que possibilitem aos jovens a oportunidade de ascender, de serem protagonistas sociais, dentro de suas próprias comunidades.

“Muitos têm dificuldades de participar da educação formal, de estar na escola porque precisam trabalhar. Então, o repasse desse tipo de conhecimento, numa formação realizada pelo Cras, é primordial para que os próprios jovens encontrem ferramentas que possam empreender em qualquer área”, explica Silvana.

O curso “Crescendo e Empreendendo” tem carga horária de 24 horas e acontece no auditório do Sebrae.