Secretaria Municipal realiza mais uma edição do Praia Acessível
Na manhã ensolarada do sábado (13), a praia de Pajuçara foi cenário de mais uma edição do Projeto Praia Acessível, projeto desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) com entidades parceiras.
Cerca 200 participantes ligados à Pestalozzi Maceió, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe), e do Centro de Referência da Assistência Social dos bairros do Santos Dumont, Selma Bandeira, Pitanguinha tiveram a oportunidade de aproveitar uma programação com foco em um dia de lazer e paradesporto adaptados na orla para pessoas com deficiência.
O dia começou com alongamento e os participantes se prepararam para a sequência de atividades na areia. Diversas atividades lúdicas e recreativas, entre elas, handebol, ginástica, oficina de libras, capoeira e dança, além do banho de mar e stand up adaptados ocorreram simultaneamente. Entre novidades da terceira edição, uma apresentação de bocha e uma exposição de artesanato chamou a atenção do público.
Segundo o gestor da Semel, Daniel Mello, o projeto leva a oportunidade de socialização descontraída para os atendidos, sem distinção de faixa etária. “Nossa satisfação é imensa em ver que os participantes tiveram momentos de integração que estimulam o convívio aliado ao esporte e lazer”, disse.
“O projeto vem melhorando a cada edição com a participação efetiva do público. Temos ideias para inovar e melhorar ainda mais esta iniciativa. É gratificante e indescritível para todos da Semel, da Faculdade Estácio (FAL) que nos apoia e para outros parceiros, ver a alegria dos participantes. Nosso objetivo é continuar levando lazer e inclusão”, disse o coordenador do projeto, Fábio Souto
Às 11h, meia hora antes de encerrar o segundo Praia Acessível, todos os presentes ficaram diante do palco para registrar mais uma manhã especial dedicada à promoção do respeito à cidadania e valorização das pessoas com uma aula de dança coordenada pelos estagiários da Semel.
O Praia Acessível também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT), Limpeza Urbana (Slum) e do Controle do Convívio Urbano (SMCCU).
