A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde realiza de 24 a 27 de novembro a “Campanha de Intensificação da Busca de Sintomáticos Dermatológico de Hanseníase e Exames dos Contatos Intradomiciliares”. Durante a Semana da Hanseníase haverá palestras, caminhada com a participação da comunidade e avaliações de diagnóstico sobre a doença.
“A Secretaria de Saúde tem buscado trabalhar a prevenção às doenças na mesma medida com que tem combatido. A realização de campanhas educativas é importante para orientar pacientes e evitar contágio e agravamento dos casos”, esclareceu o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.
A Diretoria de Vigilância em Saúde esclarece que o contato intradomiciliar é realizado com pessoas que residam, ou tenham residido com o doente, nos últimos cinco anos. A vigilância de contatos, portanto, compreende a busca sistemática de novos casos de hanseníase, entre as pessoas que convivem com o doente, a fim de que sejam adotadas medidas de prevenção em relação às mesmas: o diagnóstico e o tratamento precoces.
Programação – Terá início às 7h30 desta terça-feira, 24, com abordagem na Unidade de Saúde Dr. Hélvio Auto. Às 9h30 haverá uma caminhada com a participação da comunidade e distribuição de panfletos sobre a Hanseníase, e a partir das 14h, haverá abordagem sobre a doença e avaliações de diagnóstico com a Dra. Sandra Magalhães.
A programação segue no restante da semana, confira:
Dia 25/11 – (7h30 e 14h) Sala de espera com agentes de saúde e abordagem de Hanseníase;
Dia 26/11 – (7h30 e 14h) Sala de espera com agentes de saúde e abordagem de Hanseníase;
Dia 27/11 – (8h) Sala de espera com agentes de saúde e abordagem de Hanseníase, além de avaliações de diagnóstico sobre Hanseníase com o Dr. José Araújo.
