×

Maceió

Secretaria Municipal de Saúde promove ação de prevenção da Diabetes

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Doenças Crônicas, promove, nesta quinta-feira (12), uma ação para marcar a passagem do Dia Mundial do Diabetes, comemorado anualmente no dia 14 de novembro. A atividade, que será realizada das 8h às 14h, no Sesc Poço, tem a finalidade de sensibilizar a população sobre os cuidados preventivos da doença e da importância do autocuidado para a pessoa portadora do diabetes.

“Além de intensificar a prevenção da doença, despertando para os cuidados com a alimentação e para a necessidade da adesão à atividade física, esta ação tem como foco reforçar o trabalho de rotina das unidades de saúde no acompanhamento e promoção da saúde desses pacientes, com o objetivo de reduzir as internações e outras complicações causadas pelo diabetes”, afirma a coordenadora de Doenças Crônica, Júlia Gondim.

A ação será realizada em parceria com o Sesc/AL. O encontro é aberto à população e será iniciado com a medição da glicemia, realizada por uma equipe de acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade Seune. No caso de ser detectada qualquer alteração indicativa para a doença, o paciente será encaminhado para consultas com médicos e nutricionistas no próprio local.

A SMS também vai disponibilizar orientações acerca dos serviços e tratamento na rede pública. E uma equipe da Universidade Federal de Alagoas estará à frente de uma roda de conversa, onde os temas “pé diabético” e “prevenção da hanseníase” serão abordados em palestras e orientações. Ao final, todos serão estimulados a participarem das atividades físicas que serão realizadas sob supervisão de um educador físico.

A doença – O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue – que produz.

O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que é obtida por meio dos alimentos. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Estatísticas – Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 400 milhões de pessoas têm a doença. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões com diabetes e surgem, a cada dia, 500 novos casos. Em Maceió, dados da Coordenação de Doenças Crônicas mostram que até o início deste ano havia, só no Programa de Saúde da Família (PSF), um total de 93.392 pessoas portadoras de diabetes.

Mais de 90% dos casos da doença são do tipo 2, único tipo de diabetes que pode ser evitado, daí o investimento da rede pública no incentivo ao comportamento preventivo, com a adoção de hábitos saudáveis.