O Mercado Público do Benedito Bentes será beneficiado, amahã e depois, pelo projeto Mercado Cidadão, realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) desde janeiro nos mercados da capital.
Em cada edição do projeto, a Semtabes oferece vários serviços aos feirantes e clientes dos mercados públicos, como cortes de cabelo, expedição de documentos (CPF e carteira de trabalho), exames de pressão sanguínea e glicemia.
A ideia do projeto, segundo o secretário Arnóbio Cavalcanti, é movimentar estes espaços com serviços que nem sempre as pessoas têm acesso no dia a dia. Além disso, os mercados públicos da capital se adéquam as diretrizes do Sistema Nacional de Abastecimento.
Em breve, os mercados passarão por mudanças que deverão ser implantadas pela Semtabes. A secretaria quer padronizar o uniforme dos feirantes, além de oferecer mais opções de pagamento aos consumidores, como vendas com débito em conta e cartão de crédito, por exemplo.
A primeira edição do Mercado Cidadão foi realizada no dia 26 de janeiro, no Mercado da Produção, na Levada. Nos dias 2 e 3 de fevereiro ele foi realizado no Mercado do Tabuleiro. A última edição será nos dias 23 e 24, no Mercado do Jacintinho.
São parceiros do município no projeto o Banco do Brasil, o Senac e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que realiza os exames médicos nos comerciantes e clientes.