×

Alagoas

Secretária estadual Paula Dantas fala sobre a 1ª Infância na Penedo FM

A secretária da Primeira Infância de Alagoas, coordenadora do Programa Alagoas sem Fome e presidente estadual do PSB, Dra. Paula Cintra Dantas, participou na manhã desta sexta-feira, 15 de março, do Programa Em Pauta, apresentado por Guilherme Lopes na Rádio Penedo FM (97,3 MHz e youtube.com/PenedoFm).

Ao lado da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Penedo, Ana Teresa Lopes, Paula iniciou a entrevista falando do trabalho à frente da Secretaria da Primeira Infância, pasta criada pelo governador Paulo Dantas para cuidar da Criança Alagoana promovendo saúde, educação e assistência social, entre outros eixos.

“Nosso objetivo é criar, implementar, aprimorar e monitorar ações integradas por meio de políticas públicas para promover o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os 6 anos de idade, garantindo uma primeira infância saudável para o público em condição de vulnerabilidade social”, explicou.

Paula Dantas falou também sobre o Programa Alagoas sem Fome, que é um conjunto de ações que está levando comida de qualidade para a mesa dos alagoanos que mais precisam.

A entrevistada, que coordena o programa, destacou que o programa tem caráter permanente no combate à insegurança alimentar no estado e trabalha de maneira intersetorial, contando com esforços conjuntos de instituições privadas, setor produtivo e com a participação direta da sociedade civil.

“Para seguir combatendo a fome e a desnutrição da população, o Governo de Alagoas reuniu programas que já existem e criou outras iniciativas para fortalecer seu propósito, como: a criação do Cartão Alagoas sem Fome; arrecadação e doação de alimentos; a construção de uma Fábrica de Alimentos; a criação do Conselho Estadual do Programa Alagoas sem Fome e a criação de mais um Restaurante Popular”, explicou.

Outra ação importante e que tem contado com o apoio irrestrito da secretária Paula Dantas é a disponibilização de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) no Hospital da Mulher, Projeto de Planejamento Reprodutivo disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desde fevereiro deste ano. A entrevistada destacou que o programa visa beneficiar mulheres que não desejam engravidar no momento.

“A inserção do DIU é considerada um procedimento eficaz na prevenção da gravidez, sendo seguro e reversível, caso a mulher decida engravidar mais tarde. É uma opção livre de hormônios, sem a necessidade de intervenção médica e com uma duração de até dez anos”, complementou.

Ainda durante a entrevista, Dantas falou sobre a ampliação do Comitê Estratégico da Primeira Infância como um marco para a construção do primeiro Plano Estadual da Primeira Infância, que visa promover um espaço de diálogo e ação conjunta entre diferentes setores da sociedade. “É um espaço importante para estarmos próximos da sociedade”, afirmou.

Paula Dantas também salientou a importância de parcerias estratégicas para a promoção de leis e projetos voltados à proteção e ao desenvolvimento da primeira infância, destacando que Alagoas é referência nacional por ser o primeiro estado a criar uma secretaria dedicada exclusivamente a essa área.

A secretaria explicou ainda para os ouvintes da emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco como as ações são planejadas, executadas, monitoradas e falou sobre outros assuntos.

Confira a entrevista na íntegra no player abaixo: