×

Cultura

Secretaria Estadual de Educação promove Semana dos Povos Indígenas

Professores indígenas e não indígenas participam da Semana dos Povos Indígenas, iniciativa da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE), para a comemoração do dia 19 de abril (Dia do Índio). A programação do evento conta com o curso de formação “A História e as Culturas Indígenas no Brasil e em Alagoas”, que teve início nesta segunda-feira (16) e segue até a próxima sexta-feira (20).

Nesta terça-feira (17), o evento contou com a palestra “Os povos indígenas e o ensino: as exigências e desafios da Lei 11.645/2008”, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio, nas escolas públicas e privadas.

O professor e palestrante Cícero Pereira ressaltou a importância do evento como mais um espaço destinado à contribuição dos professores indígenas para a educação no Estado. “O ensino da cultura indígena é nosso dever, mas ainda enfrentamos barreiras para a sua execução. Este evento é mais uma iniciativa importante para o cumprimento da lei”, ressaltou Cícero.

Segundo o técnico pedagógico Zezito de Araújo, da SEE, a participação efetiva dos professores no evento demonstra o envolvimento deles com a temática indígena. “Os profissionais, indígenas ou não, têm vontade de conhecer as questões da área até para a aplicação nas suas comunidades”, afirma.

Para a professora indígena Cremilda Wassu, que acompanha o evento, a discussão é importante e gera troca de informações entre os profissionais que vivem o dia a dia nas comunidades indígenas. “Cada professor expõe um pouco da sua vivência na comunidade e podemos trocar experiências para desenvolver atividades nas escolas”, explica a professora.

Programação

A programação do curso de formação sobre os povos indígenas na história de Alagoas e do Brasil – demandas sociais, mobilizações e políticas públicas, continua nesta quarta-feira, dia 18, com a palestra: “Educação escolar indígena e ensino superior indígena no Nordeste: avanços e perspectivas”. Às 14h, haverá exibição de filmes e a realização de debates.

Na quinta-feira, dia 19, às 8h da manhã, será ministrada a palestra “Lecionando história indígena: discutindo uma experiência”. A partir das 14h haverá debates e exibição de filmes. Na sexta-feira, dia 20, às 8h, será realizada a conferência de encerramento com o tema “Os índios na história do Brasil”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-1216.