×

Alagoas

Secretária destaca Plano de Oncologia durante reunião com secretários municipais

Secretária destaca Plano de Oncologia durante reunião

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, presidiu a terceira reunião ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). Um dos pontos apresentados foi o Plano Estadual de Oncologia, lançado semana passada e que, segundo a gestora da saúde estadual, irá melhorar a assistência aos portadores de câncer atendidos pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

De acordo com Wyszomirska, o Plano Estadual de Oncologia atende a portaria 140 do Ministério da Saúde, que prevê a disponibilização de procedimentos a serem realizados por mês pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons). Mensalmente serão realizadas 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassom, 160 endoscopias, 240 colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de 200 exames de anatomia patológica.

A secretária de Estado da Saúde informou que o Plano Estadual de Oncologia vai possibilitar um incremento de R$ 19 milhões anuais para assegurar exclusivamente a assistência oncológica. A secretária Rozangela Wyszomirska explicou que esse recurso será repassado para os municípios de Maceió e Arapiraca. “Essas cidades terão a responsabilidade de aplicar esse dinheiro de forma técnica e eficaz de acordo com o que foi pactuado para a execução do Plano de Oncologia e o Estado irá realizar o seu papel de monitoramento e repasse de recursos de sua competência”, esclareceu.

Rede de Atenção Psicossocial – Ainda durante a reunião, a supervisora de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Paula Vilhena, fez apresentação dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em alguns municípios alagoanos. O plano começou a ser construído em 2013 e foi aprovado o ano passado pelo Ministério da Saúde.

Ela destacou ações que serão implantadas em 2016, como a cooperação técnica para qualificar o Caps Rostand Silvestre, em Maceió, que deverá passar do tipo dois para três, funcionando 24 horas. Também de acordo com a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, serão habilitados outros Centros de Atenção Psicossocial em Alagoas.
Também durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite foram apresentados informes sobre a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Messias e Pariconha. Outro ponto evidenciado foi a reforma da UBS de Porto Real do Colégio.