A atriz Isabel Fillardis e o ator Ernesto Xavier foram os mestres de cerimônia do desfile de moda afro organizado pela ONG Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb). A entidade é um espaço destinado à valorização e divulgação da cultura afro-brasileira.
Localizada no Village Campestre II, assiste a mais de 50 crianças, adolescentes e mães, por meio do Centro de Formação e Inclusão Social Inaê. Além das ações sociais, o Guesb integra o roteiro de turismo étnico na capital alagoana com apresentação cultural sobre a religião de matriz africana.
No ano passado, o Guesb, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, promoveu oficinas de artesanato, dança, costura, design, beleza, teatro, percussão, pintura, além de palestras e seminários com foco na cultura afro para os adolescentes e mães da comunidade. Para mostrar o resultado das oficinas e diplomar os alunos, o Guesp organizou o desfile de moda, onde a própria comunidade desfila com os produtos criados nas oficinas.
A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Mamá Omena, que prestigiou o evento no último sábado, considerou o projeto desenvolvido pelo Guesb de suma importância para o turismo cultural de Maceió.
“Muito bonito o trabalho do grupo espírita liderado pela Mãe Neide. Além de promover a cultura afro também gera novas oportunidade para mães e jovens da comunidade. A Semptur apoiou o evento por conta da seriedade do projeto e também é um roteiro turístico de qualidade. Tanto a Mãe Neide quanto a fundação cultural estão de parabéns”, disse Mamá Omena.
A atriz Isabel Fillardis, amiga pessoal de Mãe Neide, ficou encantada com a qualidade, beleza e criativa da moda afro produzida na comunidade do Village Campestre 2. “Fiz questão de dar minha contribuição ao projeto da Mãe Neide, e quero voltar para apoiar ainda mais”, disse Isabel, que é responsável pelas ONGs A Força do Bem – dedicada a promover auxílio a pessoas que necessitam de cuidados especiais (deficientes visuais, mentais, auditivos e/ou motores – e Doe Seu Lixo, voltada para área socioambiental.
